Office 365

Como compartilhar arquivos no OneDrive

Por padrão, arquivos e pastas salvos no OneDrive podem ser acessados apenas pelo dono da conta na Microsoft.

O OneDrive é o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, e pode ser usado de forma independente ou como um dos programas disponíveis no Office 365. Através do programa, é possível armazenar e compartilhar  pastas e arquivos, como fotos e vídeos.

Por definição, todas as pastas, fotos e arquivos armazenados no OneDrive são particulares. Ou seja, com acesso por meio do seu login e senha no serviço.

Contudo, você pode compartilhar os arquivos para acesso ou edição de terceiros. O processo é bem simples e pode ser realizado com poucos cliques, seja na versão para desktop ou nos aplicativos para Android e iOS. Vale lembrar que, é possível compartilhar os documentos com pessoas específicas ou abrir acesso por meio de um link.

Veja como compartilhar arquivos no OneDrive:

 

Conheça todos os programas do Office 365 e escolha a assinatura ideal para o seu dia a dia.

 

OneDrive na versão para desktop

 

Primeiro, acesse o OneDrive com sua conta Microsoft. Na página principal, clique no círculo exibido no canto superior dos itens que quer compartilhar. É possível selecionar vários itens de uma só vez. No alto da página, clique em Compartilhar.

Na caixa que será exibida, selecione as opções de compartilhamento. É possível permitir edições por quem acessar o link, definir uma data de validade para permissão do acesso ou mesmo uma senha, caso você queira restringir o acesso aos arquivos compartilhados.

No entanto, vale lembrar que, ao selecionar “Pode editar”, outras pessoas terão permissão para alterar e compartilhar os arquivos ou pastas. Já em “Pode exibir”, será possível visualizar, baixar e copiar os arquivos.

Agora, escolha como será realizado o compartilhamento. Na opção “Obter um link”, um link será gerado automaticamente. Então, é só clicar em “Copiar” e, em seguida, colar o link em um e-mail ou mesmo postagem em rede social.

Já na opção “E-mail”, um convite será enviado aos endereços informados. Nesse caso, uma caixa será exibida, para inserção dos e-mails e uma nota adicional.

Na versão do OneDrive – Empresarial, o programa vai oferecer mais opções de compartilhamento. Sendo assim, é possível liberar o acesso para pessoas de sua organização ou pessoas específicas.

 

Como compartilhar arquivos e pastas do OneDrive pelo aplicativo

 

Após fazer login do aplicativo do OneDrive, selecione os arquivos escolhidos ao pressionar por alguns segundos os ícones. Em seguida, clique no botão Compartilhar e defina as restrições de acesso (apenas leitura ou edição).

Em seguida, é só clicar em Copiar link. Depois, envie o acesso ao documento por mensagem, e-mail ou outro aplicativo.