Apple Iphone

Como colocar chip no iPhone? Descubra o passo a passo

Os iPhones vêm com uma chave para abrir a bandeja do chip, mas um clipe de papel também funciona em emergências!

Desde os primeiros modelos, os celulares da Apple são conhecidos por sua estrutura única. Ou seja, sua bateria e a parte traseira do aparelho não são removíveis. Por isso, colocar o chip em um iPhone é um processo um pouco diferente.

Mas isso não significa que estrear o seu novo iPhone, ou trocar o chip de um aparelho antigo, seja complicado. Muito pelo contrário! Veja como colocar o chip no iPhone:

 

Atenção ao tamanho do chip compatível com o iPhone

 

Em primeiro lugar, fique atento ao tamanho do chip utilizado pelo seu iPhone. Já faz tempo que a Apple aposta no uso dos chamados Nano SIM Cards, aqueles bem pequenos. Esses chips são formados, praticamente, pelo circuito do dispositivo, quase sem bordas.

Os modelos da Apple que usam o Nano SIM são: iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s, iPhone 5c e iPhone 5.

Já o iPhone 4s e o iPhone 4 usam o Micro SIM, enquanto os bem antigos iPhone 3GS, iPhone 3G e iPhone original são os únicos com entrada para cartão SIM regular, pouco usados hoje em dia, mesmo por outras fabricantes.

É possível trocar o seu chip atual por um Nano SIM nas lojas das operadoras, sem perder o seu número, claro! Ou então, os mais ousados podem até cortar o chip e transformar em Nano SIM. Mas cuidado para não danificar o dispositivo! Para encaixar no aparelho, o corte não pode ter nenhuma falha.

Vale notar que a Apple não incentiva esse tipo de solução, já que danos causados pelo uso de um cartão SIM modificado não estão cobertos pela garantia da marca. Se preferir evitar esse tipo de problema, solicite um novo cartão SIM na sua operadora de telefonia. Embora esse seja um serviço pago, sem dúvidas vai sair bem mais barato do que um novo iPhone, certo?

iPhone vem com chave para abrir a bandeja do chip

 

Quem já comprou um iPhone deve ter reparado que, além da bateria, o aparelho vem com a chamada SIM Eject Tool. É uma “chavinha” em metal que serve para abrir a bandeja onde fica o chip do celular Apple. Perdeu a ferramenta? Sem problemas! Você também pode usar um clipe de papel ou até um brinco. O importante é que a ponta seja bem fininha, para caber na entrada da chave.

Em primeiro lugar, tenha certeza de que o iPhone está desligado. Em seguida encontre a bandeja do cartão SIM. Nos aparelhos a partir do iPhone 4, ela está localizada na lateral direita do aparelho.

Você vai reparar em uma fissura com um furo na estrutura. Insira a ponta da ferramenta (ou do clipe de papel) nesse furinho e faça uma leve pressão. No ponto exato, a bandeja do chip vai soltar parcialmente.

Remova a bandeja, com cuidado, e encaixe o Nano SIM. O espaço para o chip tem um formato com entalhe que só permite que o SIM Card fique perfeitamente encaixado quando colocado na posição correta. Na dúvida, aqui vai uma dica: a parte dourada do chip costuma ficar virada para a traseira do aparelho.

Depois, é só colocar a bandeja de volta no iPhone. Assim como acontece com o chip, a bandeja só vai encaixar na posição correta. Por isso, se tiver alguma dificuldade, não force, já que a estrutura é bem sensível. Ao encontrar o encaixe certo, empurre a bandeja com cuidado, até ouvir um “clique” e ter certeza de que ela está bem presa.

Pronto! Agora é só ligar o seu iPhone. O reconhecimento da rede de operadora é automático, mas pode ser preciso habilitar um chip usado pela primeira vez. Isso vai depender das instruções e do tipo de serviço das operadoras.

Deixe um comentário

avatar