icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Vivo

Passo a passo: como cancelar meu plano Vivo

Você pode cancelar qualquer serviço no aplicativo ou site Meu Vivo.

Fazer um plano de celular pode ser a coisa mais simples do mundo, não é? É só comprar um chip e ativar o serviço, ou ir à loja e saber todos os detalhes do melhor plano para você. Mas será que cancelar um plano ou serviço é tão fácil assim?

Bem, dependendo do caso, é sim. Por exemplo, a Vivo tem uma série de planos disponíveis, como pós-pagos, pré-pagos e planos controle. Isso sem falar nas vantagens da operadora, como aplicativos sem descontar da franquia, bônus de internet e o dobro de dados para assistir a vídeos, dependendo do plano contratado.

Na verdade, são tantas opções que às vezes a gente nem sabe direito qual é o nosso plano. E muito menos como fazer para cancelar quando ele não apresenta mais as vantagens necessárias para o nosso dia a dia.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! Através do aplicativo ou do site da Vivo, você cancelar planos ou promoções que não te interessam mais.

Quer mudar seu plano de celular? Compare os melhores planos disponíveis no mercado e contrate online agora mesmo!

Como cancelar meu plano Vivo?

Planos controle, pós-pagos da Vivo, promoções pré-pagas e até mesmo o Vivo Fixo podem ser cancelados facilmente indo até uma loja da operadora, ou mesmo por meio de telefone ou internet.

No caso do cancelamento pela internet, você deve acessar o site Meu Vivo e fazer o login. Então, clique em “Meu plano” e, em seguida, em “Cancelamento”. Feito isso, escolha os serviços que deseja cancelar e prossiga de acordo com as instruções. Os mesmos passos também podem ser seguidos no aplicativo Meu Vivo.

Agora, se você prefere o atendimento Vivo por meio de telefone, no seu celular Vivo, ligue para *8486. Também é possível ligar para 1058 de qualquer telefone, inclusive fixo.

Tenha em mãos informações importantes do titular da conta, como nome completo, data de nascimento, RG, CPF e endereço.

Caso não queira deixar espaço para nenhuma pendência ou dúvida em aberto, o ideal é selecionar a opção de falar com um atendente. Ao entrar em contato com o setor responsável pelo cancelamento de planos Vivo, faça a solicitação.

É bem provável que o atendente ofereça promoções e negociações para que você mantenha sua linha. Se achar pertinente, considere as alternativas, já que muitas vezes as operadoras fazem bons negócios para não perder o cliente.

De qualquer maneira, lembre que o funcionário está seguindo ordens superiores, e normalmente eles são obrigados a oferecer essas alternativas. Pode ser meio chato, mas tente ser paciente.

Se decidir seguir em frente com o cancelamento, siga as instruções do atendente e não esqueça de anotar o protocolo de atendimento. A desativação do serviço deve ser imediata ou levar, no máximo, algumas horas.

O que fazer se minha linha não for cancelada?

Em primeiro lugar, verifique se você não tem nenhuma pendência com a operadora, como contas em atraso. Esse é um dos fatores que podem impedir o cancelamento, até que sua situação seja regularizada.

Quando tiver certeza de que está tudo certo, você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Vivo  no telefone 0800 775 12 12 (segunda à sexta-feira, das 8h às 18h). Explique a situação e aguarde o prazo informado pela empresa.

Se, nem assim, a sua solicitação for atendida, a recomendação é entrar em contato com a Anatel. Ligue para 1331 de qualquer linha, fixa ou móvel, para fazer a reclamação. Mais uma vez, não esqueça de ter por perto as informações do plano e do titular da linha.

Lembra que falamos que é importante guardar o protocolo de atendimento? Então, é aqui que você vai precisar dele. Tanto a ouvidoria da Vivo, quanto a Anatel, vão pedir os números dos atendimentos anteriores.

Posso receber alguma cobrança após cancelar meu plano Vivo?

No caso de plano controle, pós-pago ou Vivo Fixo, pode sim. No mês seguinte ao cancelamento, você deve receber uma fatura com o valor relativo ao período utilizado. 

Ou seja, essa fatura deve especificar o período do início do ciclo até o dia do cancelamento do plano. Como não será um ciclo completo, esse período deve ser inferior a um mês.

Outra possibilidade é a cobrança de multa por quebra de fidelidade. Quando assinamos um plano de telefonia ou banda larga, muitas vezes concordamos com um período de fidelidade. Essa prática pode acontecer em planos promocionais, em combos ou mesmo em assinaturas regulares.

Normalmente, o período de fidelidade é de 12 meses. Caso você cancele o serviço antes disso, pode, sim, precisar pagar uma multa.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top