Vivo

Como cancelar plano Vivo: passo a passo

Você pode cancelar qualquer serviço no aplicativo Meu Vivo

Fazer um plano de celular pode ser a coisa mais simples do mundo, não é? É só comprar um chip e ativar o serviço, ou ir na loja e saber todos os detalhes do melhor plano para você. Mas será que cancelar um plano ou serviço é tão fácil assim?

Bem, despendendo do caso, é sim.

Por exemplo, a Vivo tem uma série de planos disponíveis, como pós-pagos, pré-pagos e planos controle. Isso sem falar nas promoções da operadora, como Vivo Torpedo, Vivo Sempre Internet ou Recarregue e Ganhe.

Na verdade, são tantas opções que às vezes a gente nem sabe em quais promoções se inscreveu. E muito menos como fazer para cancelar aquelas que não apresentam ias vantagens no nosso dia a dia.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! Através do aplicativo ou do site da Vivo, você cancelar planos ou promoções que não te interessam mais.

Como cancelar planos pós-pagos e planos controles da Vivo

Planos controles e pós-pagos da Vivo são serviços mais complexos, e por isso não podem ser cancelados pela internet. Sobram duas alternativas.

Primeiro, você pode fazer contato com o serviço de atendimento Vivo. No seu celular Vivo, ligue para *8486. Ou ligue para 1058 de qualquer telefone, inclusive fixo.

Tenha em mãos informações importantes do titular da conta, como nome completo, data de nascimento, RG, CPF e endereço.

Como não queremos deixar espaço para nenhuma pendência ou dúvida em aberto, o ideal e selecionar a opção de falar com um atendente. Ao entrar em contato com o setor responsável pelo cancelamento de planos Vivo, faça a solicitação.

É bem provável que o atendente ofereça promoções e negociações para que você mantenha sua linha. Se achar pertinente, considere as alternativas, já que muitas vezes as operadoras oferecem bons negócios para não perder o cliente.

De qualquer maneira, lembre que o funcionário está seguindo ordens superiores, e normalmente eles são obrigados a oferecer essas alternativas. Pode ser meio chato, mas tente ser paciente.

Se decidir seguir em frente com o cancelamento, siga as instruções do atendente e não esqueça de anotar o protocolo de atendimento. A desativação do serviço deve ser imediata, ou levar, no máximo algumas horas.

O que fazer se minha linha não for cancelada?

Em primeiro lugar, verifique se você não tem nenhuma pendência com a operadora, como contas em atraso. Esse é um dos fatores que podem impedir o cancelamento, até que sua situação seja regularizada.

Quando tiver certeza de que está tudo certo, você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Vivo  no telefone 0800 775 12 12 (segunda à sexta-feira, das 8h às 18h). Explique a situação e aguarde o prazo informado pela empresa.

Se, nem assim, a sua solicitação for atendida, a recomendação é entrar em contato com a Anatel. Ligue para 1331 de qualquer linha, fixa ou móvel, para fazer a reclamação. Mais uma vez, não esqueça de ter por perto as informações do plano e do titular da linha.

Lembra que falamos que é importante guardar o protocolo de atendimento? Então, é aqui que você vai precisar dele. Tanto a ouvidoria da Vivo, quanto a Anatel, vão pedir os números dos atendimentos anteriores.

Posso receber alguma cobrança após cancelar meu plano Vivo?

No caso de plano controle ou pós-pago, pode sim. No mês seguinte ao cancelamento, você deve receber uma fatura com o valor relativo ao período utilizado. Ou seja, essa fatura deve especificar o período do início do ciclo até o dia do cancelamento do plano. Como não será um ciclo completo, esse período deve ser inferior a um mês.

Outra possibilidade é a cobrança de multa por quebra de fidelidade. Quando assinamos um plano de telefonia ou banda larga, muitas vezes concordamos com um período de fidelidade. Essa prática pode acontecer em planos promocionais, em combos ou mesmo em assinaturas regulares.

Normalmente, o período de fidelidade é de 12 meses. Caso você cancele o serviço antes disso, pode, sim, precisar pagar uma multa.

Como cancelar promoções dos planos Vivo pelo aplicativo

Para cancelar as promoções dos planos Vivo, inclusive pré-pagos, é bem mais simples. A desativação de qualquer um desses serviços no aplicativo Meu Vivo.

No aplicativo Meu Vivo, vá na aba Pacotes ou Promoções. Todos os serviços assinados serão exibidos. Escolha aquele que você quer suspender e toque em Desativar (ou Cancelar). Prontinho!

É possível solicitar a suspensão e o cancelamento das promoções através dos telefones *8486 (do celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone). É só seguir as instruções do me automático ou pedir para falar com um atendente.

Deixe um comentário

avatar