TIM

Como cancelar plano TIM: passo a passo

Você pode cancelar seu plano da Tim até por SMS

Você encontrou um plano de celular mais de acordo com as suas necessidades ou ficou insatisfeito com o serviço? Você tem todo direito de cancelar o seu plano de telefonia.

Caso seja um cliente Tim, e queira deixar de ser, esse processo pode ser até mais simples do que em outras operadoras. Isso porque, não importa a modalidade do seu plano Tim, os procedimentos de cancelamento são os mesmos.

Como cancelar seu plano Tim pelo telefone

A alternativa mais usada para cancelar o plano Tim é pelo contato telefônico. Você pode ligar para *144 do seu telefone Tim ou para 1056 de qualquer linha, fixa ou móvel. Algumas informações podem ser solicitadas, por motivos de segurança. Tenha em mãos o nome completo, RG, CPF, endereço e número do contrato do titular da conta.

Selecione a opção de Cancelamento, que será informada no atendimento automático. Ao falar com um atendente, ele deve te oferecer alternativas, como mudança de planos ou mesmo promoções.

Caso esteja cancelando o plano por motivos financeiros, vale ouvir as propostas com atenção, já que você pode fazer um bom negócio. De qualquer forma, tenha paciência nesse momento. O atendente está apenas seguindo ordens, e faz parte do seu trabalho passar essas informações.

Para seguir com o cancelamento, é só confirmar a solicitação de suspensão do plano com o atendente. Não deixe de anotar o número de protocolo informado ao fim da ligação, já que ele pode ser necessário em contatos futuros. A Tim dá um prazo de até dois dias para cancelar a sua linha.

Como cancelar o seu plano Tim pelo site

O serviço de cancelamento de plano também está disponível no site Tim. Acesse a área Meu Tim com suas informações de login e senha. Em seguida, preencha o formulário digital com as opções Solicitação e Cancelamento de Linha e siga as instruções. Não deixe de salvar a página de confirmação com um print screen ou anotar o número do protocolo.

Como cancelar seu plano Tim em uma loja física

Se preferir realizar o cancelamento em uma loja física da Tim, procure o endereço mais próximo de você. O titular da linha deve comparecer à loja portando documentos como RG e CPF. Espere o atendimento e faça a solicitação. De qualquer forma, o prazo continua sendo de dois dias úteis.

Como cancelar seu plano Tim por SMS

Essa é, provavelmente, a forma mais simples e prática de cancelar um plano de telefones. Do seu celular Tim, envie uma mensagem de texto para o número 4199. No corpo da mensagem, escreva Cancelamento, o CPF e o código do cliente da sua conta de telefone. Em alguns minutos, você deve receber uma mensagem confirmando a solicitação e o número do protocolo. Guarde essa mensagem e aguarde o prazo de dois dias para cancelamento da linha Tim.

Cancelamento de serviços e promoções Tim

Pode ser que você não queira cancelar o seu plano Tim, mas apenas algum serviço ou promoção da operadora. Nesse caso, você pode pelo mesmo procedimento anterior ou pelo serviço de cancelamento no site da Tim.

Acesse a área Meu Tim, clique na aba Serviços e, em seguida, Serviços Tim e Assinatura de Canais de Texto. Todos os serviços da sua linha serão exibidos. Escolha aquele que quer cancelar e confirme.

Já na aba Meu Plano, também na área Meu Tim do site da empresa, você pode realizar mudanças no plano contratado.

Fique atento ao período de fidelidade e pendências

Antes de realizar o cancelamento do plano Tim, é importante verificar se a sua linha ainda está do período de fidelidad00e. Normalmente, promoções de aparelhos ou combos contam com essa cláusula, que costuma ter a duração de doze meses.

O cancelamento antes do fim desse período pode resultar em multas proporcionais. Ou seja, quanto mais longe do fim do período, maior será o valor cobrado. Dependendo do caso, pode ser melhor esperar um pouco para cancelar o plano Tim.

Também é importante descobrir se você tem contas em atraso ou multas não pagas pendentes com a operadora. Essas situações podem impedir o cancelamento do plano, mas sempre há a possibilidade de negociação. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas, mesmo antes de solicitar a suspensão do plano, ok?

Não faça dívidas futuras

Caso você tenha plano controle ou pós-pago, vai receber uma fatura no mês seguinte ao cancelamento do plano Tim. Essa fatura será proporcional ao período utilizado, ou seja, do início do ciclo até o dia do cancelamento da linha. Por isso, fique atento a essa informação na conta, já que o período deve ser menor que 30 dias, ou um ciclo completo.

Deixe um comentário

avatar