Dicas

Como bloquear um celular perdido

Mantenha seus dados e informações em segurança

Uma das maiores dores de cabeça do mundo moderno é perder o smartphone. Não só pelo preço do aparelho em si, o que já seria motivo suficiente, mas por todas as informações que vão junto.

Bem, ninguém está livre desse risco, seja no caso de perda ou até furto e roubo do celular. Mas você pode tomar algumas precauções para manter seus dados e informações em segurança, e até recuperar seu número.

Bloqueando o aparelho junto à operadora de telefonia

Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com sua operadora de telefonia e bloquear o seu número. Assim, você impede o acesso aos seus planos de chamadas e internet. Isso vale para qualquer que seja o seu tipo de plano, pré pago, controle ou pós pago.

É importante notar que isso vai bloquear apenas a sua conta, mas o aparelho vai continuar funcionando com outro chip.

Lembre-se de perguntar sobre os procedimentos para recuperar o seu número no futuro.

Veja os telefones para contato com as principais operadoras no Brasil:

Claro – 1052

Oi – 1057

Tim – 1056

Vivo – 1058

Bloqueando o acesso a todas as funções do smartphone com o IMEI

Para impedir que seu aparelho continue sendo utilizado com outro chip, você deve fazer o bloqueio através o IMEI do celular.

O IMEI é uma identificação única e intransferível de cada celular, como se fosse o seu CPF ou número da identidade. Você pode descobrir o IMEI ao ligar para *#06#  no próprio smartphone. Guarde essa informação em algum lugar seguro e fácil de encontrar. Outra alternativa é guardar a caixa do celular, que também exibe essa informação.

O bloqueio do IMEI também pode ser feito diretamente com a sua operadora. Mas, nesse caso, pode ser que a empresa exija um boletim de ocorrência (BO). O BO pode ser feito em qualquer delegacia ou, dependendo da cidade, pela internet, independente do celular ter sido perdido ou roubado.

Após bloquear o IMEI, o smartphone perder completamente suas funções de chamadas e internet, mesmo com um chip diferente. Ou seja, ele vira, praticamente, uma caixinha de plástico com despertador.

Como proteger as informações de seu celular

Muito mais do que fazer ligações e trocar mensagens, os smartphones guardam dados super importantes, que exigem segurança. Quantas vezes você já ouviu a frase “minha vida tá toda no celular”?

Por causa disso, é essencial impedir qualquer tipo de acesso aos seus aplicativos e contas. Assim que você perceber que perdeu o celular, logo depois de bloquear o número, entre nas versões Web dos seus aplicativos.

Em alguns deles, você pode interromper o acesso do dispositivo perdido, como no Facebook. Agora, ao abrir o app da rede social no celular, ele vai pedir login e senha, e suas informações estarão protegidas.

Faça isso com todas as suas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin, e nas suas contas de e-mail. Não esqueça de aplicativos de vídeos em streaming, canais de TV por assinatura, solicitação de táxis e carros e outros.

Caso você também acesse sua conta bancária no celular, ela deve ter prioridade! Entre em contato com o banco imediatamente, caso não encontre essa alternativa no site.

Entretanto, nem sempre você vai ter acesso à versão Web do WhatsApp, certo? Sem problemas: se você tiver outro aparelho por perto, pode cadastrar o aplicativo com o número do celular perdido. Assim, suas conversas também ficam protegidas, já que não poderão ser acessadas no outro aparelho.

Android e iOS permitem a exclusão de todos os seus dados

Tanto o sistema operacional Android, quanto o iOS, da Apple, permitem que apague todos os dados e arquivos do seu smartphone. Isso vai fazer com que o aparelho retorne ao modo de fábrica. Dessa forma, você apaga informações sobre contatos, aplicativos baixados, fotos, vídeos e qualquer outra coisa que você tenha adicionado.

Tenha em mãos informações sobre login e senha da sua conta Android ou Apple e acesse os sites:

Android – google.com/android/devicemanager

Após entrar na conta, escolha a opção “Apagar” para excluir todas as suas informações do aparelho.

iPhone – icloud.com/find

Aqui é alternativa é “Apagar iPhone”. Assim o aparelho irá retornar às suas configurações iniciais.

 

Deixe um comentário

avatar