TIM

Como bloquear chip TIM

Apenas o titular da conta pode solicitar o bloqueio do chip da Tim

Perder o celular ou ter o aparelho roubado é sempre um problema, já que é realmente complicado ficar sem celular hoje em dia. Mas a atenção com a segurança deve estar em primeiro lugar. Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer nessa situação é bloquear o seu chip. Impedindo que outras pessoas usem a sua linha e o seu plano do celular.

O bloqueio do chip deve ser solicitado na operadora de telefonia. No caso da Tim, apenas o titular da linha pode fazer essa solicitação, por atendimento telefônico ou em uma loja física da Tim. Diferente de outras operadoras, não é possível fazer o bloqueio pela internet.

 

Como bloquear o chip Tim pelo telefone

 

Em qualquer linha de telefone fixa ou móvel, ligue para 1056, o número do atendimento ao consumidor da Tim. Ouça com atenção as opções do atendimento automático e aguarde a opção de bloqueio do chip ou falar com um atendente.

Durante o atendimento, faça a solicitação do bloqueio da linha. Por motivos de segurança, apenas o titular da linha pode realizar o bloqueio. Por isso, tenha em mãos informações como CPF, identidade e endereço do responsável pelo contrato.

Ao fim do procedimento, a sua linha já está bloqueada e não pode mais ser utilizada. Não deixe de pegar o número do protocolo de atendimento, que pode ser útil em um ocasional problema futuro.

 

Como bloquear o chip Tim em uma loja física

 

Nas lojas da Tim, o bloqueio do chip também é realizado de forma imediata. Nesse caso, o titular da linha deve comparecer a uma das lojas das operadoras. Não deixe de levar documentos importantes, como identidade, comprovante de residência (pode ser até uma conta da própria Tim) e CPF. No atendimento, faça a solicitação do bloqueio da linha e, mais uma vez, peça o número do protocolo.

 

Como desbloquear o chip da Tim

 

Caso você recupere o seu aparelho com o chip da Tim, é possível realizar o desbloqueio da linha. Segundo a operadora, você pode fazer isso através do portal Meu Tim, caso já tenha um cadastro.

Entre no site da Tim e acesse o portal Meu Tim com suas informações de login e senha. No menu Tim Chip, selecione a opção Desbloqueio do Tim Chip. Siga as instruções do site e confirme o desbloqueio.

Também é possível realizar o desbloqueio do chip da Tim pelo atendimento telefônico. Ligue para 1056 de qualquer linha móvel ou fixa. No menu de atendimento automático, aguarde a opção para falar com um atendente. Ao ser encaminhado, faça a solicitação do desbloqueio da sua linha. Confirme as informações do titular do contrato e aguarde a finalização do processo. Ah, e não esqueça de pegar o protocolo do atendimento.

Se preferir, você pode solicitar o desbloqueio do chip Tim em uma das lojas físicas da operadora. Mas lembre-se que, assim como na etapa do bloqueio, apenas o titular da linha pode pedir a sua liberação. E tenha sempre a documentação em mãos, principalmente identidade, CPF e comprovante de residência.

 

Resgate do chip da Tim

 

Mesmo se você não encontrar o aparelho, pode recuperar o seu número de telefone com um resgate de chip. Esse pedido pode ser realizado pelo atendimento telefônico, mas a forma mais rápida de recuperar o seu número é em uma loja física da Tim.

Após o bloqueio, o titular da linha deve comparecer a uma loja e pedir um novo chip da operadora, que será habilitado no número antigo.

Entretanto, informações armazenadas no chip anterior não serão recuperadas, a não ser que estejam armazenadas em sistemas de sincronização por nuvem. A operadora pode cobrar pelo novo chip.

 

Bloqueio do celular pelo IMEI

 

O bloqueio do chip impede que a sua linha de telefone seja utilizada. Mas o celular vai funcionar normalmente com outros chips.

Para bloquear a conexão do celular com qualquer outro serviço de operadoras, é preciso pedir o bloqueio pelo IMEI do aparelho.

O IMEI é uma sequência de quinze números que funciona como o CPF ou a identidade do aparelho. Cada celular tem uma sequência própria.

Ao solicitar o bloqueio pelo IMEI, nenhum outro chip vai funcionar naquele aparelho, impedindo a sua utilização com os serviços de qualquer operadora de telefonia. Esse pedido pode ser feito na sua própria operadora, junto com o bloqueio da linha.

Para descobrir o IMEI de um aparelho, é preciso ligar para *#60#. A numeração será exibida na tela, e vale a pena anotar essa informação e guardar em lugar seguro. Se você não tem mais o celular, pode verificar seu IMEI na caixa original do aparelho.

 

Outros cuidados importante em caso de perda ou roubo do celular

 

Ações como como bloquear o chip ou o aparelho pelo IMEI impedem que o celular use os serviços de operadoras de telefonia. Mas não garante a segurança completa dos seus dados.

Hoje em dia, os smartphones carregam muitas informações importantes. É possível descobrir o nosso endereço em aplicativos de transporte, conversas com amigos e famílias ou mesmo dados bancários. Isso sem falar no acesso a todas as redes sociais.

Por isso, é importante impedir o acesso ao máximo possível dessas informações. No caso das redes sociais, você pode usar a versão web para trocar a sua senha. O mesmo vale para aplicativos de transporte, como Uber e Cabify.

Quem usa sincronização com a nuvem, como no Google ou no iCloud, deve entrar na versão web para desconectar o dispositivo perdido ou roubado.

Veja mais maneiras de preservar sua segurança em caso de celular perdido ou roubado aqui.

Deixe um comentário

avatar