Como automatizar tarefas com o Microsoft Flow
Ferramenta tem integração com outros softwares e serviços para aumentar a produtividade.
Entre as ferramentas disponíveis nos planos do Office 365 Business, a Microsoft oferece o Microsoft Flow. Seu objetivo é automatizar tarefas rotineiras, o que pode ajudar bastante na produtividade.
Com base na nuvem, o Microsoft flow tem integração com diversos softwares e plataformas. Isso quer dizer que os fluxos criados podem incluir ações em outros programas da empresa, como o Microsoft Teams, o Outlook e o OneDrive, ou até redes sociais, como Twitter e Facebook.
Na verdade, são mais de 200 serviços compatíveis com as ações do Microsoft Flow, que você pode conectar da maneira que for mais produtiva para o seu dia a dia.
Entre as possibilidades, você pode programar o envio de e-mails e notificações sobre interações em redes sociais, criar fluxos de aprovação e envios de e-mail automáticos sobre eventos importantes dentro da equipe.
Como automatizar tarefas com o Microsoft Flow
Na conta do Microsoft Flow, configure os aplicativos que serão compatíveis com a criação de fluxos.
Para criar um nova tarefa, selecione Meus Fluxos e clique em Criar do Zero, ou Create from Blank. Em seguida, escolha a ação que vai dar início ao fluxo de trabalho em Pesquisar Todos os Conectores e Gatilhos.
Depois, selecione Nova etapa (New Step) e, em seguida Adicionar uma ação (Add an Action). Mais uma vez, utilize a caixa de busca para selecionar qual ação será realizada com o gatinho escolhido anteriormente.
Os passos seguintes vão pedir informações mais específicas sobre essas tarefas. Informe, por exemplo, como endereços para envio de e-mail ou textos de respostas automáticas. Outros passos, condições e parâmetros podem ser adicionados, de acordo com as ferramentas disponíveis em cada software.
A qualquer momento, você pode interromper ou retomar uma ação, além de acrescentar novas condições e fluxos de trabalho.