Dicas

Como aumentar o alcance do sinal Wi-Fi na sua casa

Ninguém quer gastar o plano de dados dentro de casa, certo?

“Lar é onde o Wi-Fi conecta automaticamente”. Você concorda com essa afirmação? Pos você não está sozinho. Muita gente já ativa o Wi-Fi do celular antes mesmo de sair do elevador ou abrir o portão de casa, para não gastar mais o plano de dados.

Aliás, em tempos de notebooks, Smart TVs e tablets, o sinal do Wi-Fi dentro de casa vai muito além do smartphone. Cada vez mais, as residências contam com vários aparelhos que precisam acessar a rede de internet sem fio.

Mas como fazer para dar conta disso tudo para ter um bom Wi-Fi dentro de casa?

Primeiramente, é claro, você tem que ter um plano de internet que cubra bem as necessidades da sua casa. Ou seja, quanto mais aparelhos conectados, melhor ele deve ser.

Mas quando falamos no sinal Wi-Fi, também temos que prestar atenção em outros detalhes. Por exemplo, a localização do roteador Wi-Fi. O ideal é que o aparelho fique longe de outros equipamentos eletrônicos, que podem causar interferência.

Você também deve prestar atenção em obstáculos, como paredes e escadas, que também atrapalham o alcance do Wi-Fi. Posicionar o roteador em lugares altos também pode ajudar, já que o sinal vai passar por menos móveis, por exemplo.

Entretanto, esses cuidados podem não ser suficientes. Casas muito grandes ou com dois andares podem ter mais dificuldades em distribuir o sinal. Também tem aquelas situações em que o roteador precisou ficar no cantinho da sala.

Nesses casos, o ideal é apostar em um repetidor de sinal. Encontrados em diferentes faixas de preços, alcances e velocidades, com certeza esses aparelhos podem te ajudar.

Como usar um repetidor para aumentar o alcance do Wi-Fi?

Da mesma forma que você vai fazer ao escolher a melhor internet banda larga para sua casa. Ou seja, considere os pontos cegos, as distâncias, obstáculos e quantos aparelhos acessam o Wi-Fi.

Normalmente, os repetidores de sinal podem ser encontrados em diversos tamanhos e funções. Alguns modelos são parecidos com extensões de tomadas, super compactos. Outros, que apresentam mais recursos, são bem parecidos com roteadores.

Inclusive, alguns roteadores podem trabalhar como repetidores de sinal. Caso você tenha um aparelho desses sem uso em casa, vale conferir.

Os repetidores de sinal com velocidade de 150Mbps são indicados para casas que têm notebooks e smartphones, por exemplo.

Para Smart TVs ou ver filmes e séries em streaming celular ou notebook, modelos com 300Mbps são mais indicados.

Quem curte games online ou quer baixar conteúdo com alta velocidade, deve apostar em modelos mais avançados. Afinal, ninguém quer jogo travando naquela fase mais difícil. E nem vamos falar em interromper o filme logo no final! Se você não quer correr riscos, pode investir em repetidores que chegam a 450Mpbs ou até 750Mbs ou mais.

Uma dica extra: normalmente, modelos com antenas externas apresentam um alcance melhor do que antenas internas. Claro que isso vai depender da qualidade do aparelho, alcance e velocidade do sinal e outros detalhes, mas já ajuda!

O roteador Wi-Fi é fácil de instalar?

Sim, e muito! Se você entender um pouquinho que seja de computadores, dificilmente vai ter problemas. Normalmente, os roteadores já vêm com um passo a passo sobre sua configuração. Você também encontra vários tutoriais no Youtube. É só seguir as instruções, e pronto! E, mesmo que você precise chamar seu especialista em computadores, o valor não deve ser muito alto.

Além disso, qualquer coisa é melhor do que não poder usar o Wi-Fi no quarto ou outro lugar da casa, certo? Afinal, assim não tem plano de franquia de dados que aguente!

Onde instalar o repetidor de Wi-Fi?

Mais uma vez, siga as recomendações de instalação de um roteador Wi-Fi. Ou seja, de preferência, a instalação deve ser feita em lugares altos, e com a interferência de poucos obstáculos.

Pense da seguinte maneira: o repetidor vai “esticar” o seu sinal do Wi-Fi, certo? Logo, ele deve estar, mais ou menos, no meio do caminho entre o roteador principal e os pontos que você deve alcançar.

Por exemplo, o roteador fica na sala e você quer que o sinal chegue no quarto do fim do corredor. Instalar o repetidor no meio do corredor, ou seja, no meio do caminho, pode ser o ideal. Como modelos mais simples só precisam de uma tomada para instalação, não vai ser difícil encontrar um lugar legal.

Proteja sua rede!

Depois de instalar o repetidor e aumentar o alcance do sinal Wi-Fi, também vale  pena tomar outras precauções. Escolha uma senha para a sua rede Wi-Fi (que será a mesma no roteador principal e no repetidor de sinal). Assim, você vai impedir que pessoas sem autorização tenham acesso a ela, o que diminui a velocidade da internet.

Deixe um comentário

avatar