Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Modo Noturno Instagram: como ativar nesta e em outras redes sociais

Usar redes sociais com o fundo e ícones em cores escuras, como preto, pode economizar bateria do celular e cansar menos os olhos. Veja como usar o Modo Noturno.

O Modo Noturno ou Modo Escuro, é uma maneira de tornar a visualização de aplicativos e sites mais confortável, além de economizar energia de dispositivos, como celulares.

A ativação da função, no geral, é bem fácil e feita em poucos passos. Contudo, o usuário pode retornar à visualização padrão a qualquer momento.

Basicamente, com o Modo Noturno, o fundo e alguns ícones ganham cores mais escuras como tons de cinza e azul, deixando de lado o branco. Para a visualização de vídeos, por exemplo, essa pode ser uma boa solução para cansar menos os olhos, sobretudo à noite.

Entretanto, nem todos os aplicativos de redes sociais contam com Modo Noturno. Porém, alguns importantes como Instagram, Telegram e Twitter oferecem a opção de forma nativa.

Confira a seguir o passo a passo para usar o Moto Noturno em alguns dos principais aplicativos de redes sociais que oferecem essa opção.

Encontre diversos modelos de smartphone na loja da Claro e conheça planos de celular com redes sociais ilimitadas.

Instagram

O mais recente aplicativo a lançar o modo noturno foi o Instagram. A ferramenta, que virou uma febre entre os usuários, já estava disponível para IOS desde o mês de setembro. Agora, ela chegou também para o Android, ainda em versão de teste, porém, já pode ser utilizada pelos usuários do sistema operacional. Além do visual diferente, que deixa o instagram prioritariamente preto, a nova ferramenta promete uma maior economia no consumo de energia, uma das maiores preocupações  dos usuários de smartphones.

Confira a seguir  o passo-a-passo para a ativação:

iOS 13

Passo 1: Abra os ‘Ajustes’ do iPhone e procure pela a opção ‘Tela e Brilho’;

Passo 2: Ative a ‘Aparência Escura’. Essa ferramenta coloca toda a interface do Iphone no modo escuro;

Passo 3: Dessa forma, todos os aplicativos compatíveis e atualizados, entrarão neste modo. Para conferir o resultado, basta abrir a rede social.

Android

Passo 1: Primeiramente é primordial você saber qual é a versão de seu sistema operacional pois o Modo Noturno do Instagram só pode ser habilitado a partir do Android 9;

Passo 2: Se seu sistema operacional está apto, abra a ‘Play Store’ do Google e pesquise pelo aplicativo do Instagram;

Passo 3: Na página de instalação do aplicativo, procure pela opção ‘Participar do Programa Beta’ – isso significa que você fará parte de um grupo de pessoas que testa os recursos da rede social, antes de seu lançamento oficial, reportando seus feedbacks aos desenvolvedores;

Passo 4: Depois da aprovação da sua entrada no grupo (costuma demorar poucos minutos), você será notificado com a mensagem ‘Você é um testador Beta’;

Passo 5: Como ‘Testador Beta’, atualize seu Instagram. Se essa opção não estiver disponível, você pode reinstalar seu aplicativo.

Passo 6: Ao reabrir o aplicativo, a rede social já estará com o Modo Noturno ativado. Por ser uma versão Beta, ainda não é possível alternar entre os modos claro e escuro.

Quer ter Instagram sem descontar da franquia do seu plano de celular? Conheça os planos da Claro com esse benefício e contrate online!

Twitter

O Twitter permite usar o Modo Noturno tanto no aplicativo quanto no computador. E a ativação é bem simples em ambos os casos.

Contudo, no smartphone é necessário ir para a tela inicial e abrir o menu lateral. Então, toque no ícone com uma meia lua, que fica no canto superior esquerdo.

Já no computador, você vai precisar clicar na sua foto de perfil. Então, vá até a última opção, chamada de “Modo Noturno”. Ela é representada pela imagem de uma meia lua. Toque nessa opção para ativar a função e começar a ver o Twitter em cores mais escuras.

Telegram e Telegram X

O aplicativo mensageiro Telegram também conta com Modo Noturno. Para ativar a função, é necessário ir ao menu lateral e clicar em “Configurações”. Então, vá em “Tema”.

Um ponto positivo do app é que permite escolher entre diferentes opções de tema: Padrão, Azul ou Escuro. Se você quer usar o Modo Noturno no Telegram, escolha a opção “Escuro”.

Contudo, o aplicativo também permite escolher a configurações específicas e criar um novo tema, totalmente customizado.

Também é possível usar o Modo Noturno no Telegram X. A versão do aplicativo é voltada para quem quer ter acesso a funcionalidades ainda não liberadas oficialmente.

Todavia, nessa versão do app é ainda mais simples ativar a funcionalidade para deixá-lo com a aparência escura. Basta arrastar a barra da lateral esquerda para ter acesso à opção “Night Mode”, ou Modo Noturno. Então, basta ativar o recurso.

YouTube

Para quem quer usar o Modo Noturno no YouTube, a boa notícia é que isso é possível. Porém, a má notícia é que isso só pode ser feito através do navegador.

Antigamente, só era possível usar o Modo Noturno através do Chrome. Entretanto, o Google liberou a funcionalidade para outros navegadores também.

Sendo assim, basta abrir o YouTube e fazer o login. Então, clique na imagem de perfil no canto superior direito. Em seguida, escolha a opção “Tema escuro: desativado”. Na tela seguinte, ative o recurso.

Para voltar à visualização padrão do YouTube, basta seguir os mesmos passos e desativar o Modo Noturno.

Assine TIM Black online e comece a aproveitar agora o dobro de internet para assistir ao Youtube quando e onde estiver!

E o Messenger do Facebook e o WhatsApp?

Em janeiro de 2019, a desenvolvedora Jane Manchun Wong revelou em sua conta do Twitter que o Facebook está testando o Modo Noturno com alguns usuários espalhados pelo mundo. O recurso poderia ser acessado por meio das configurações do aplicativo.

Contudo, esse pode ser o primeiro passo para que o Facebook Messenger comece a oferecer o Modo Noturno a todos os usuários em pouco tempo.

Além disso, em setembro de 2018 o site WABetaInfo informou que o WhatsApp também estaria trabalhando para oferecer o Moto Noturno em breve. Entretanto, uma barreira enfrentada pela equipe do aplicativo mensageiro seriam as telas OLED de modelos como iPhone XS.

voltar para o top