Tutorial

Como ativar o hotspot do seu celular

Quer saber como ativar o hotspot do seu celular para usar o aparelho como roteador Wi-Fi? Confira o passo a passo em smartphones Android e iOS.

Existem maneiras de compartilhar o pacote de dados móveis do seu plano de telefonia móvel com outros aparelhos, como ao ativar o hotspot do seu celular. Com o recurso ligado, o smartphone funciona como uma espécie de roteador Wi-Fi, em que amigos, parentes, ou até você mesmo pode se conectar por meio de outros dispositivos.

Dessa forma, todos os aparelhos conectados à rede Wi-Fi criada ao ativar o hotspot do seu celular passam a usar os dados móveis do seu plano. Pode ser um dispositivo só ou vários deles, entre notebooks, computadores desktop, tablets, celulares e até mesmo smart TVs.

Quer saber como ativar o hotspot do seu celular? Confira as dicas abaixo, que podem ser usadas em smartphones com sistema operacional Android ou iOS (iPhone).

Como ativar o hotspot no seu celular Android

É possível transformar um celular Android em roteador de diferentes maneiras. Todas elas têm a mesma finalidade, que é compartilhar a internet do smartphone com outros aparelhos. Entre as possibilidades estão o Wi-Fi, o Bluetooth e o USB.

Confira a seguir o passo a passo para ativar o hotspot do seu celular Android. Para a explicação, foi usado um celular Samsung Galaxy S7 com sistema operacional Android 8 (Oreo). Em outras versões ou outras marcas de smartphone, pode haver uma pequena variação na ordem e no nome das opções.

  • Compartilhando a internet por meio de Wi-Fi

Para usar um celular ou tablet Android como roteador Wi-Fi, é preciso ir à opção “Configurações”, que costuma ter o símbolo de uma engrenagem.

Depois, clique em “Conexões” e escolha a opção “Roteador Wi-Fi e Ancoragem”. Ative a função “Roteador Wi-Fi”. Você pode clicar nessa mesma opção para definir uma senha, que deverá ser usada por quem tentar acessar a rede Wi-Fi que você criou.

Nessa mesma tela, também é possível ver quais dispositivos estão usando o seu pacote de dados móveis.

Para desativar a função, e o seu celular deixar de ser um roteador Wi-Fi, basta desmarcar a opção “Roteador Wi-Fi”.

Vale lembrar que, em versões diferentes do sistema operacional em que os testes foram realizados para este tutorial, os nomes das opções podem variar, aparecendo como “Hotspot Wi-Fi”, “Ponto de acesso móvel”, “Ancoragem” ou “Roteamento”, por exemplo.

  • Usando Bluetooth para compartilhar a internet

O compartilhamento da internet do seu celular por meio da conexão sem fio Bluetooth funciona de maneira bem semelhante ao Wi-Fi.

O passo a passo começa do mesmo jeito: vá em “Configurações”, depois em “Conexões” e em “Roteador Wi-Fi”. Então, em vez de escolher a opção Wi-Fi, acione a “Ancoragem Bluetooth”.

A partir daí, será necessário parear por Bluetooth o seu celular e o aparelho com que quer compartilhar os dados móveis.

  • Ativando o hotspot do seu celular por USB

Outra opção para transformar o seu celular em um roteador Wi-Fi é através do USB. O passo a passo para ativar o recurso dessa maneira começa exatamente igual ao descrito para a conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Ao chegar até a opção “Roteador Wi-Fi”, será necessário ativar a “Ancoragem via USB”, após ter conectado o celular via USB ao dispositivo que vai usufruir da internet móvel.

Esse tipo de roteamento é mais recomendado para quem precisa usar a internet do celular em um notebook, por exemplo. Se o computador usar sistema operacional Windows, um drive deve ser instalado automaticamente na maioria dos casos.

Já se o sistema do notebook for OS X, é preciso baixar o HoRNDIS. No entanto, ele pode não ser compatível com todas as versões do sistema, como no caso do OS X 10.11 (El Capitan).

Veja também como ativar o hotspot no iPhone ou iPad

Dispositivos com sistema operacional iOS, como iPhones e iPads, também podem ser usados como roteador Wi-Fi. As possibilidades são basicamente as mesmas: Wi-Fi, Bluetooth e USB. Confira a seguir o passo a passo fazer ativar o hotspot em aparelhos da Apple.

  • Usando o Wi-Fi para compartilhar a internet

Para transformar um dispositivo da Apple em roteador Wi-Fi, basta acessar a opção “Ajustes”, depois ativar o “Acesso Pessoal”. Clicando nessa opção, ainda é possível criar um nome de usuário e senha, que deve ser usada por quem for se conectar ao seu celular para usar seus dados móveis.

Também é possível visualizar a quantidade de dispositivos usando a internet do seu celular. Caso queira que alguém deixe de consumir os seus dados móveis, é possível desativar a conexão de um aparelho específico.

  • Transformando o celular em roteador por meio do Bluetooth

Também em “Acesso Pessoal”, é possível transformar um celular ou tablet com sistema iOS em roteador através da conexão Bluetooth.

Nesse caso, será preciso ativar a opção e, depois, parear o seu celular por meio da conexão Bluetooth com o aparelho com que quer compartilhar a internet .

  • Usando a conexão USB para compartilhar a internet

Seguindo o início do passo a passo para transformar um dispositivo da Apple em roteador por meio do Wi-Fi, também é possível chegar à opção “Acesso Pessoal” para ativar o compartilhando dos dados móveis do seu celular via USB.

Depois de ativar o “Acesso Pessoal”, é necessário conectar o celular a outro dispositivo, como um notebook, usando um cabo USB. A partir daí, é só começar a aproveitar a conexão!

Deixe um comentário

avatar