Curiosidades

Como amplificar o sinal do aparelho celular?

Está com problemas de sinal no seu smartphone? Descubra como amplificar o sinal do aparelho celular com algumas opções que vão das mais simples às mais caras.

Você já deve ter ficado sem sinal de celular em algumas situações, certo? O mais comum é isso acontecer em túneis, elevadores, escadas de prédios ou subsolos. E você sabia que tem como amplificar o sinal do aparelho celular, para evitar esse problema?

No entanto, antes de tentar algumas opções para amplificar o sinal do aparelho celular, é preciso observar outros fatores. Um deles é o seu plano de telefonia móvel. Confira se a operadora tem uma boa cobertura na sua região e nos locais que frequenta. Caso a cobertura não atenda bem, pode ser que não adiante muito tentar amplificar o sinal do aparelho celular.

Agora, se você quer evitar a perda de sinal em casos específicos, como o uso do aparelho em subsolos, existem algumas opções. A seguir, listamos dicas de como amplificar o sinal do aparelho celular para não ficar na mão quando mais precisar. Confira!

Como amplificar o sinal do aparelho celular?

Existem algumas opções para amplificar o sinal do aparelho celular. A mais comum é comprando uma antena. Elas podem custar cerca de R$ 20 e serem adesivas, por exemplo. Dessa forma, basta colar o acessório no smartphone para amplificar o sinal.

Outra opção é investir em um repetidor de sinal de celular. Ele funciona de maneira parecida com o repetidor Wi-Fi. Contudo, é uma boa maneira para amplificar o sinal do aparelho celular. No entanto, essa alternativa pode ser cara e passar dos R$ 800.

Há ainda uma maneira um tanto quanto inusitada para amplificar o sinal do aparelho celular, mas que pode dar certo. Ela consiste em colocar o smartphone dentro de um copo de vidro! Ah, ele deve estar vazio, ok?

Pode parecer impossível de dar certo. No entanto, essa espécie de técnica surgiu em um restaurante holandês que funciona no subsolo. As garçonetes do local passaram a colocar seus celulares dentro de copos de vidro e perceberam que isso amplifica o sinal do aparelho celular.

Entretanto, a melhoria não é tão grande assim. Geralmente, a técnica aumenta de um a dois pontos no sinal. Contudo, isso pode ser o suficiente para receber uma chamada ou enviar uma mensagem.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. A vibração do celular, por exemplo, pode fazer com que o copo caia e se quebre. Portanto, o ideal é tirar a vibração do aparelho antes de colocá-lo dentro do copo.

E como não dá para usar o celular quando estiver no copo, uma alternativa pode ser usar fones de ouvido Bluetooth para chamadas, por exemplo.

amplificar-sinal-do-celular

 

Como melhorar o sinal do celular?

Além das opções para amplificar o sinal do aparelho celular, existem alternativas para melhorar o sinal. Veja abaixo o que pode ser feito quando estiver precisando usar o aparelho e não tiver sinal.

Ligue e desligue o Modo Avião

Uma maneira de melhorar a qualidade do sinal do celular é ligando e desligando o Modo Avião. Acontece que, algumas vezes, quando alteramos alguma opção de maneira muito rápida, o aparelho se confunde nos comandos. Contudo, isso pode acabar prejudicando a recepção de sinal da operadora.

Ao realizar o procedimento de ligar e desligar o Modo Avião do smartphones, você obriga que ele busque por sinal. Muitas vezes, esse truque funciona, aumentando a quantidade de barrinhas do sinal.

Tire a capa protetora

Hoje em dia, são várias as opções de capa protetora para o smartphone. Elas têm cores e texturas diferentes, além de outros enfeites como brilho. No entanto, quem quer amplificar o sinal do aparelho celular pode começar testando tirar a capinha do smartphone.

Isso porque, muitas vezes, ela acaba atrapalhando a recepção do sinal da operadora de telefonia móvel. Entretanto, algo semelhante pode acontecer ao segurar o celular. Geralmente, ao colocar as mãos sobre o local onde fica a antena, pode haver interferência na recepção do sinal.

Abra janelas e portas

Você já deve saber que o sinal piora quando está em locais fechados, como túneis e subsolos. No entanto, o mesmo pode acontecer estando em casa ou em outros locais em que hajam barreiras.

Assim como acontece com o sinal de internet via rádio, por exemplo, o sinal da operadora de telefonia móvel pode ter dificuldade para transpor objetos. Sobretudo se eles forem muito grandes ou espessos.

Por isso, se estiver em casa, por exemplo, e o telefone estiver sem cobertura, experimente abrir portas e janelas. Essa é uma maneira de amplificar o sinal do aparelho celular, facilitando que ele chegue até o smartphone.

Vá a um lugar alto

Assim como o sinal da operadora pode ser ruim ou nem existir em subsolos, o mesmo pode acontecer em locais planos. Contudo, pode ser simples amplificar o sinal do aparelho celular. Basta procurar um local mais alto, como o segundo andar da casa, por exemplo.

No entanto, esse procedimento pode não ser muito eficiente para amplificar o sinal do aparelho celular. Muitas vezes, também se faz necessário ir para uma varada ou outro local aberto. Outra alternativa para melhorar o sinal é, além disso, abrir portas e janelas caso não tenha a possibilidade de ficar ao ar livre.

Como as antenas das operadoras de telefonia móvel são bastante altas, o sinal pode ter dificuldade de chegar em locais mais baixos. Sobretudo se eles estiverem cercados de prédios ou outros obstáculos altos.

Portanto, nesses casos, o mais indicado é buscar um local o mais alto possível para verificar se a qualidade do sinal do celular melhora.

Deixe um comentário

avatar