icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

Cobrança indevida é maior causa de reclamações contra empresas de telecomunicações

Dados foram divulgados pela Anatel e baseados no Índice de Reclamações apresentados pelos serviços de telefonia fixa e celular, banda larga e TV por assinatura.

Um relatório divulgado pela Anatel mostrou que a cobrança indevida é a maior causa de reclamações sobre o setor de telecomunicações no Brasil. O levantamento tem como referência o chamado Índice de Reclamações, ou IR, a cada mil assinantes.

Foram analisados serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga. Em todas as categorias, a principal causa de reclamações foi “Cobrança em desacordo com o contrato”.

O serviço com pior Índice de Reclamações foi a internet banda larga fixa, com IR de 1,86. Em segundo lugar, está a TV por assinatura, com IR de 1,60. A telefonia fixa, com IR de 1,13 aparece na terceira posição. Finalmente, os serviços de telefonia celular apresentam os melhores resultados, com IR de 0,49.

Assine um dos planos TIM Controle com WhatsApp e redes sociais ilimitados, para navegar sem gastar a internet do seu plano de dados!

Outras causas de reclamações nos serviços de telecomunicações

Entre os assinantes de internet banda larga fixa, o segundo maior motivo de queixas foi lentidão ou velocidade reduzida de conexão. 

Nos serviços de telefonia celular e TV por assinatura, a segunda reclamação mais comum é “Cobrança após Cancelamento”. Em terceiro lugar está “Cobrança de serviço, produto ou plano não contratado”. 

Já em telefonia fixa, “Cobrança após cancelamento” é a terceira maior causa de reclamações, atrás de “Linha muda ou sem sinal”.

 

 

O levantamento também divulgou as empresas que mais recebem reclamações. Oi, Sky, Nextel e TIM apresentam os maiores Índices de Reclamação em telefonia fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e internet banda larga, respectivamente.

Na outra ponta, as empresas que apresentaram os menores Índices de Reclamações foram Algar, em TV por assinatura, e Sercomtel, em telefonia fixa, telefonia móvel e internet banda larga.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top