Vivo

Cobertura Vivo: veja como conferir onde tem sinal da operadora

Descubra como consultar a cobertura Vivo para saber se os serviços estão disponíveis na sua região.

Uma das maiores operadoras do Brasil, a Vivo investe cada vez mais para chegar aos quatro cantos do país e oferecer seus serviços a cada vez mais pessoas. Se você está interessado em contratar algum dos serviços da operadora, é muito importante verificar a cobertura da Vivo na sua região antes de tomar a decisão.

Por isso, vamos te mostrar como consultar a cobertura Vivo e descobrir os locais onde a operadora oferece serviços de telefonia móvel e banda larga, por exemplo. Confira a seguir!

Como está a cobertura Vivo no Brasil?

Só nos últimos meses, algumas notícias divulgadas envolvendo a ampliação da cobertura Vivo já comprovam que a operadora está mesmo empenhada em expandir seu sinal para todo o Brasil.

Em junho, por exemplo, a Vivo anunciou a expansão da sua internet fixa Vivo Fibra para mais três cidades brasileiras: Guaratinguetá (SP), Jaú (SP) e Divinópolis (MG).

Usando a rede FTTH, a conexão é oferecida para residências e empresas e oferece até 300 MB de velocidade. E com a ampliação da cobertura Vivo Fibra, aumenta também a oferta dos serviços de TV por assinatura, que usam a mesma infraestrutura.

Outro exemplo é o aumento da cobertura Vivo 4.5G, conexão móvel que é mais veloz que o 4G, além de ter sinal de melhor qualidade. A conexão precisa usar duas faixas simultaneamente: 2.600 MHz e 700 MHz, esta última liberada há pouco tempo com o desligamento do sinal analógico das televisões.

Em agosto, a operadora anunciou que todas as capitais brasileiras já podem aproveitar a cobertura Vivo através da frequências de 700 MHz e, consequentemente, usar o 4,5G, desde que o cliente tenha um celular compatível com a conexão. Atualmente, a cobertura Vivo 4.5G está presente em cerca de 600 municípios.

Além disso, algumas empresas costumam fazer pesquisas para verificar a qualidade do sinal e a cobertura das operadoras no Brasil. Em junho de 2018, a britânica OpenSignal, que estuda o sinal de telefonia no mundo todo, divulgou um estudo sobre a cobertura e a qualidade de sinal e conexão oferecidos no Brasil.

Os resultados mostram a TIM como a operadora com a maior cobertura 4G (75,87% de disponibilidade), e a Claro com a melhor conexão 4G do país. Mas como fica a cobertura Vivo na pesquisa? Bem, no quesito cobertura a Vivo ficou em segundo lugar, empatada com a Claro, oferecendo 62% de disponibilidade no Brasil.

Já quanto à qualidade do sinal 4G, a Vivo também aparece em segundo lugar, atrás da Claro, em quesitos como velocidade e velocidade de upload. Sobre a velocidade no 3G, a Vivo fica em quarto lugar, superada por operadoras como Claro, TIM e Nextel.

Outro estudo também foi divulgado recentemente, em agosto de 2018, pela Ookla, empresa que desenvolve o aplicativo que testa a velocidade SpeedTest. Na pesquisa, o objetivo foi ranquear as operadoras de acordo com a qualidade da conexão 4G. A Claro apareceu com o 4G mais veloz (24,07 pontos) no estudo, seguida pela Vivo, que alcançou 16,37 pontos.

E um pouco mais antigo, de janeiro de 2017, um estudo da Anatel publicado pela Teleco mostrou a Vivo com a maior cobertura 3G do Brasil, atingindo quase 90% da população em mais de 3.600 municípios brasileiros.

Como consultar a cobertura Vivo?

Há várias maneiras de consultar a Cobertura Vivo, todas bem fáceis. A seguir veja o passo a passo para descobrir se a Vivo está presente na sua cidade com diferentes serviços.

Site da Vivo

O site da Vivo oferece algumas alternativas para consultar a sua cobertura no Brasil, seja de serviços móveis ou banda larga, por exemplo. Além disso, é possível ligar para o número 1058 e pedir para verificar a disponibilidade dos serviços na sua região.

Cobertura Vivo Móvel

No site da própria operadora é possível conferir a cobertura Vivo no celular. Basta selecionar “Móvel”, no menu superior, e, em seguida “Cobertura”. Dá para fazer a consulta por estado, cidade e até colocando o seu endereço. Além disso, dá para escolher se quer ver a cobertura 2G, 3G ou 4G.

Cobertura Vivo Fibra

Para saber se a Vivo oferece serviço de banda larga na sua cidade, basta entrar na página de planos Vivo Banda Larga e preencher o campo “Onde você está?” com o nome da sua cidade. Você vai precisar selecionar um plano, inserir seus dados e clicar em “Consultar”. Em seguida, um funcionário da Vivo entrará em contato com você para informar sobre a cobertura na sua região.

OpenSignal

A OpenSignal também disponibiliza um mapa que mostra a cobertura Vivo em estados e cidades selecionadas pelo usuário. Para fazer a consulta, basta acessar o site: https://opensignal.com/networks/brasil/vivo-cobertura.

Além disso, é possível baixar o aplicativo da OpenSignal para sistema operacional iOS (iPhone) ou Android e fazer a consulta diretamente pelo app.

Teleco

Outra empresa que pesquisa a cobertura Vivo e de outras operadoras no Brasil e mostra esses resultados para os usuários é a Teleco. No site oficial da empresa, basta clicar em “Cobertura”, no menu lateral esquerdo.

Depois, é só rolar a página para baixo até encontrar um campo escrito “Cobertura Celular”. Nele, é possível inserir o nome da sua cidade ou da que pretender morar ou visitar para fazer a busca e descobrir como está a cobertura Vivo por lá.

 

Deixe um comentário

avatar