Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

TIM

Como conferir onde tem sinal da operadora TIM no Brasil

Quer saber se tem cobertura TIM onde você mora? Veja como fazer a consulta!

A cobertura TIM vem se consolidando como a maior do Brasil. A operadora se mantém entre as maiores do país, sempre em busca de ampliar a qualidade dos serviços oferecidos.

Descobrir como está a cobertura TIM na sua região é bem fácil, e nós vamos mostrar mais à frente. Mas, antes, descubra como está a cobertura da operadora em todo o Brasil!

 

Cobertura TIM é a maior do Brasil

 

A TIM vem se destacando em pesquisas nacionais e internacionais sobre a cobertura do sinal no Brasil. Um estudo divulgado em junho pela britânica OpenSignal, por exemplo, mostrou que a TIM tem maior cobertura 4G do Brasil, atingindo 75,87% de disponibilidade.

O segundo lugar ficou dividido entre Claro e Vivo, ambas com 62% de cobertura 4G.

Além da ampla cobertura TIM, a operadora também está preocupada com a qualidade da conexão e do sinal. O mesmo estudo da OpenSignal mostrou que a TIM tem a terceira maior velocidade 4G do país, ficando atrás de operadoras como Claro e Vivo.

De acordo com dados de julho da Teleco, a TIM também é a operadora com a maior cobertura 4G do país, atingindo mais de 3.100 municípios e 87,6% da população brasileira.

A operadora, no entanto, perde para Vivo na cobertura de municípios quando a consulta é feita por conexão 3G e 2G. A população coberta pela conexão 3G também é maior na Vivo (93,8%). Já a Claro atinge a maior da parte da população (93%) com o 2G.

 

Novas tecnologias ajudam a expandir

 

E não é só a cobertura TIM de telefonia móvel que vem ganhando a atenção da operadora. Em julho, por exemplo, a TIM anunciou a expansão da cobertura da sua internet banda larga, a TIM Live, que funciona por meio de fibra ótica (FTTH).

Antes restrita aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a internet fixa da TIM passou a ter cobertura também em Salvador. A operadora anunciou ainda a ampliação da TIM Live para mais cidades do eixo Rio-São Paulo.

Só nos municípios fluminenses, a operadora estima que a cobertura chegue a cerca de 50 mil residências, que podem escolher entre planos de até 2 GB.

A faixa permite que a internet 4G fique ainda mais veloz e com sinal mais intenso. A ideia é levar a cobertura TIM na frequência 700 MHz a aproximadamente 4 mil cidades até o ano de 2020.

E não para por aí! Apesar de ainda estar longe de chegar ao Brasil, você já deve ter ouvido falar na conexão 5G, certo? E foi a TIM que habilitou a tecnologia pela primeira vez no mundo.

O fato aconteceu no início do mês de setembro de 2018 em San Marino, na Europa.

A expectativa é que a internet 5G seja lançada no Brasil até 2020. Quem sabe não seja a TIM a primeira a oferecer os serviços?

 

Como consultar a cobertura TIM?

 

É possível verificar a cobertura TIM tanto por telefone quanto pela internet, seja para os serviços de internet banda larga, telefone fixo ou móvel. Confira a seguir como é possível consultar a disponibilidade.

 

Telefones para consultar a cobertura TIM

 

Através do número 103 31, é possível saber se a internet da operadora (TIM Live) está disponível na sua região. Já se a ligação for feita pelo celular, o número é *144.

Agora, se o que você quer é contratar um telefone TIM Fixo ou Móvel, ligue para 1056 de um aparelho fixo, ou para *144 através de um celular.

 

Site da TIM

O site da operadora também oferece uma ferramenta bem simples para a consulta da cobertura TIM. Basta acessar a página oficial e clicar em “Mapa de Cobertura”, no menu superior. Em seguida, será preciso preencher um campo com endereço, CEP ou cidade.

A consulta permite verificar áreas com cobertura total, parcial ou sem cobertura. Ainda permite ver onde há antenas ativas, novas ou com instalação programada.

 

OpenSignal

Além de divulgar a pesquisa mostrando a cobertura das operadoras no Brasil, a OpenSignal também disponibiliza um mapa com os resultados.

Para acessar, basta ir ao site https://opensignal.com/networks/brasil/tim-cobertura ou usar o aplicativo da OpenSignal, disponível para sistemas iOS (iPhone) e Android.

 

Teleco

A Teleco, que também verifica a cobertura TIM frequentemente, permite consultar a disponibilidade dos serviços na sua região. É só acessar o site oficial da empresa e procurar a opção “Cobertura”, que fica no menu da lateral esquerda.

Em seguida, use a barra de rolagem para descer até a opção “Cobertura Celular”, em que você pode fazer a consulta da cobertura TIM pelo nome da sua cidade. Portanto, de uma maneira prática e rápida, é possível verificar sua cobertura.

voltar para o top