TIM

Como conferir onde tem sinal da operadora TIM no Brasil

Quer saber se tem cobertura TIM onde você mora? Veja como fazer a consulta!

A cobertura TIM vem se consolidando como a maior do Brasil. A operadora se mantém entre as maiores do país, sempre em busca de ampliar a qualidade dos serviços oferecidos.

Descobrir como está a cobertura TIM na sua região é bem fácil, e nós vamos mostrar mais à frente. Mas, antes, descubra como está a cobertura da operadora em todo o Brasil!

 

Cobertura TIM é a maior do Brasil

 

A TIM vem se destacando em pesquisas nacionais e internacionais sobre a cobertura do sinal no Brasil. Um estudo divulgado em junho pela britânica OpenSignal, por exemplo, mostrou que a TIM tem maior cobertura 4G do Brasil, atingindo 75,87% de disponibilidade.

O segundo lugar ficou dividido entre Claro e Vivo, ambas com 62% de cobertura 4G.

Além da ampla cobertura TIM, a operadora também está preocupada com a qualidade da conexão e do sinal. O mesmo estudo da OpenSignal mostrou que a TIM tem a terceira maior velocidade 4G do país, ficando atrás de operadoras como Claro e Vivo.

De acordo com dados de julho da Teleco, a TIM também é a operadora com a maior cobertura 4G do país, atingindo mais de 3.100 municípios e 87,6% da população brasileira.

A operadora, no entanto, perde para Vivo na cobertura de municípios quando a consulta é feita por conexão 3G e 2G. A população coberta pela conexão 3G também é maior na Vivo (93,8%). Já a Claro atinge a maior da parte da população (93%) com o 2G.

 

Novas tecnologias ajudam a expandir

 

E não é só a cobertura TIM de telefonia móvel que vem ganhando a atenção da operadora. Em julho, por exemplo, a TIM anunciou a expansão da cobertura da sua internet banda larga, a TIM Live, que funciona por meio de fibra ótica (FTTH).

Antes restrita aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a internet fixa da TIM passou a ter cobertura também em Salvador. A operadora anunciou ainda a ampliação da TIM Live para mais cidades do eixo Rio-São Paulo.

Só nos municípios fluminenses, a operadora estima que a cobertura chegue a cerca de 50 mil residências, que podem escolher entre planos de até 2 GB.

A faixa permite que a internet 4G fique ainda mais veloz e com sinal mais intenso. A ideia é levar a cobertura TIM na frequência 700 MHz a aproximadamente 4 mil cidades até o ano de 2020.

E não para por aí! Apesar de ainda estar longe de chegar ao Brasil, você já deve ter ouvido falar na conexão 5G, certo? E foi a TIM que habilitou a tecnologia pela primeira vez no mundo.

O fato aconteceu no início do mês de setembro de 2018 em San Marino, na Europa.

A expectativa é que a internet 5G seja lançada no Brasil até 2020. Quem sabe não seja a TIM a primeira a oferecer os serviços?

 

Como consultar a cobertura TIM?

 

É possível verificar a cobertura TIM tanto por telefone quanto pela internet, seja para os serviços de internet banda larga, telefone fixo ou móvel. Confira a seguir como é possível consultar a disponibilidade.

 

Telefones para consultar a cobertura TIM

 

Através do número 103 31, é possível saber se a internet da operadora (TIM Live) está disponível na sua região. Já se a ligação for feita pelo celular, o número é *144.

Agora, se o que você quer é contratar um telefone TIM Fixo ou Móvel, ligue para 1056 de um aparelho fixo, ou para *144 através de um celular.

 

Site da TIM

 

O site da operadora também oferece uma ferramenta bem simples para a consulta da cobertura TIM. Basta acessar a página oficial e clicar em “Mapa de Cobertura”, no menu superior. Em seguida, será preciso preencher um campo com endereço, CEP ou cidade.

A consulta permite verificar áreas com cobertura total, parcial ou sem cobertura. Ainda permite ver onde há antenas ativas, novas ou com instalação programada.

 

OpenSignal

 

Além de divulgar a pesquisa mostrando a cobertura das operadoras no Brasil, a OpenSignal também disponibiliza um mapa com os resultados.

Para acessar, basta ir ao site https://opensignal.com/networks/brasil/tim-cobertura ou usar o aplicativo da OpenSignal, disponível para sistemas iOS (iPhone) e Android.

 

Teleco

 

A Teleco, que também verifica a cobertura TIM frequentemente, permite consultar a disponibilidade dos serviços na sua região. É só acessar o site oficial da empresa e procurar a opção “Cobertura”, que fica no menu da lateral esquerda.

Em seguida, use a barra de rolagem para descer até a opção “Cobertura Celular”, em que você pode fazer a consulta da cobertura TIM pelo nome da sua cidade. Portanto, de uma maneira prática e rápida, é possível verificar sua cobertura.

Deixe um comentário

avatar