Claro

Cobertura Claro no Brasil: veja como conferir onde tem sinal da operadora

Como é a cobertura Claro? Saiba como ela está nesse quesito e aprenda a consultar a cobertura Claro.

A Claro vem se destacando por oferecer a internet 4G mais veloz do Brasil. Além disso, a operadora foi a primeira a oferecer a conexão 4.5G, ou 4G Max, que é ainda mais rápida e oferece um sinal de melhor qualidade. Mas, e quanto à cobertura Claro, será que está no mesmo patamar?

Como uma das maiores operadoras do Brasil, a Claro vem buscando implementar algumas melhorias para estar presente em cada vez mais cidades do país. A seguir, você descobre como anda a cobertura Claro no Brasil e fica sabendo como consultar a disponibilidade dos serviços da operadora na sua região.

Operadora tem 4G mais rápido, mas como está a cobertura Claro?

Não é a primeira vez que a Claro aparece em primeiro lugar em uma pesquisa que mede a velocidade 4G das operadoras brasileiras. Em 2018, foram dois os estudos que comprovaram o argumento usado nas propagandas da marca.

Em junho de 2018, a OpenSignal divulgou um estudo que revelou que a Claro tem o 4G mais veloz do Brasil, com downloads de 28 Mbps em média. O segundo lugar é ocupado pela Vivo, que tem média de 20 Mbps de velocidade de download.

Outra pesquisa, dessa vez da desenvolvedora do aplicativo medidor de velocidade SpeedTest, mostrou que a Claro consegue a maior velocidade média de download, de 26,71 Mbps, enquanto a de upload fica em 9,20 Mbps. Os resultados da Ookla colocam a Claro em primeiro lugar em termos de velocidade de conexão 4G no Brasil.

O estudo da OpenSignal, no entanto, também mostra a cobertura do sinal em todo o território nacional e, nesse quesito, a Claro perde para a TIM, que ocupa o primeiro lugar.

Outra fonte para saber como anda a cobertura Claro é a Teleco. De acordo com dados de julho 2018, a Claro fica em terceiro lugar no quesito cobertura da conexão 4G nos municípios brasileiros, atrás da Vivo e da TIM, que está em primeiro. A operadora está presente em 1.667 cidades, enquanto a líder TIM atinge 3.138 municípios.

Quando o assunto é 3G e 2G, a Claro fica em segundo lugar, atrás da Vivo, com cobertura em 3.556 cidades no 3G, e 3.802 no 2G.

A operadora vem correndo atrás para expandir a cobertura Claro em todo o Brasil. Um exemplo foi a ampliação da conexão 4G na faixa 700 MHz para São Paulo, em julho de 2018. A frequência, que era usada pelas televisões analógicas, agora permite a conexão 4.5G, que é mais rápida e tem melhor qualidade que o 4G comum.

Inicialmente, a Claro ofereceu os serviços em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Segundo a operadora, a cobertura Claro 4.5G já atinge mais de 150 cidades brasileiras.

E uma alternativa para a Claro ampliar a sua cobertura foi firmar uma parceria com a TIM em agosto de 2018, o que, na verdade, beneficia os dois lados. Ao compartilharem suas estruturas, a expectativa é de que 700 novas cidades brasileiras passem a contar com o sinal das duas operadoras, atingindo mais de 116 milhões de usuários.

Vale lembrar que, como a TIM tem a maior cobertura do Brasil, é provável que a Claro amplie o seu alcance muito mais do que a concorrente. Dessa maneira, os próximos estudos podem mostrar uma melhoria significativa da cobertura Claro no país.

Para quem está sempre viajando para fora do país, a cobertura Claro também pode agradar. Isso porque a operadora conta com os pacotes Passaporte Américas e Passaporte Europa, que dão direito ao uso dos dados de internet móvel nos países cobertos, além de permitir continuar usando o pacote de ligações para falar com números do Brasil ou do país que está visitando. Os passaportes são vendidos como um complemento ao plano já contratado.

Veja como saber se a sua região tem cobertura Claro

Quem está pensando em contratar um dos serviços da operadora precisa saber antes como é a cobertura Claro na região. Por isso, separamos algumas maneiras bem fáceis de fazer essa pesquisa pela internet.

No entanto, se preferir fazer a consulta da cobertura Claro pelo telefone, basta ligar para o número 1052.

Site da Claro

No site da operadora, é possível verificar a cobertura Claro tanto para os serviços de telefonia móvel quanto para a internet fixa.

Para saber se o seu celular vai ter sinal da Claro, basta clicar “Celular” no menu superior do site oficial da empresa e, em seguia, selecionar “Cobertura”. Você vai ter acesso a um mapa e a um campo de busca, em que pode procurar digitando um CEP ou endereço, por exemplo. A consulta exibe resultados tanto da cobertura Claro 2G, quanto 3G e 4G.

Agora, para saber se a internet fixa da Claro está disponível onde você mora, basta acessar “Internet”, também no menu superior na página oficial da operadora, e marcar “Cobertura” em seguida. Ao visualizar o mapa, busque pelo endereço ou CEP desejado para verificar a cobertura.

Teleco

Além de verificar a cobertura Claro e de outras operadoras e compilar dados relevantes para os consumidores, a Teleco também permite consultar a cobertura a qualquer momento.

Basta acessar o site da Teleco e clicar em “Cobertura”, no menu que fica na lateral esquerda da página. Depois, será preciso descer usando a barra de rolagem até encontrar o campo “Cobertura Celular”. Então, escreva o nome da sua cidade e verifique a disponibilidade do sinal da Claro na sua região.

OpenSignal

A OpenSignal é outra empresa que, além de realizar pesquisas frequentes e divulgar dados interessantes sobre cobertura e velocidade, também deixa que uma consulta seja feita a qualquer momento através do site ou de um aplicativo para Android e iOS (iPhone).

Para saber como está a cobertura Claro, é preciso acessar o site https://opensignal.com/networks/brasil/claro-cobertura e buscar de acordo com a sua região.

 

Deixe um comentário

avatar