icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Claro, Oi, TIM e Vivo devem limitar número de chips pré-pagos cadastrados por CPF

Medida tem como objetivo reduzir o número de fraudes no cadastro de novas linhas de celular.

Uma próxima etapa no combate a fraudes no cadastro de linhas pré-pagas, e a consequente disseminação de fake news, prevê que as operadoras de celular limitem o número de linhas cadastradas por CPF. A medida foi cobrada pela CPI das Fake News em audiência com a Anatel e representantes das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

Durante a audiência, a Anatel reforçou o trabalho, junto às operadoras, para evitar que cadastros irregulares sejam realizados. A campanha teve início em 2019, com o recadastramento das linhas pré-pagas e solicitação de dados mais completos, como um endereço. 

Recentemente, ficou disponível o portal para consultas que mostra a existências de linhas cadastradas em um CPF. Caso o titular do documento encontre alguma irregularidade, pode reportar o problema.

Assine já o plano TIM Pré TOP para navegar no WhatsApp e em Redes Sociais sem gastar seus créditos!

Futuras medidas na prevenção contra fraudes

As fraudes em questão dizem respeito a linhas pré-pagas cadastradas em CPFs de terceiros, sem autorização. Muitas vezes, são escolhidos documentos de pessoas idosas ou já falecidas, por exemplo. 

Medidas futuras trabalham em formas de tornar o cadastro de chips pré-pagos mais seguros, mas sem dificultar o acesso dos consumidores aos serviços.

Uma das ações seria a conexão entre as operadoras de celular e a Receita Federal, como forma de verificar a validade do CPF informado no cadastro. Agora, o limite ao número de chips cadastrados em um mesmo CPF também deve fazer parte das mudanças.

Até 2021, as operadoras devem, ainda, buscar formas de digitalizar a coleta de documentos no cadastro de uma nova linha.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top