Segurança

Celular criptografado, conheça o SIKUR Phone

Smartphone totalmente brasileiro, lançado em Barcelona durante o evento Mobile World Congress.

O Sikur Phone é um smartphone totalmente brasileiro, lançado em Barcelona durante o evento Mobile World Congress. Seu conceito é baseado em criptografia de plataforma para proteção de dados, como e-mail, chat e até mesmo sua carteira de criptomoedas.

Diferentemente de outros smartphones, o Sikur Phone não possui um sistema operacional padrão. Seu software e aplicativos foram baseados no sistema Android, chamado de GraniteOS, porém, não é possível baixar novos aplicativos e ferramentas, já que o objetivo do aparelho é proteger seus dados da forma mais segura possível. Downloads aleatórios podem colocar o sistema em risco, trazendo possíveis ameaças virtuais. Até mesmo a navegação em sites é limitada, sendo feita em um ambiente separado.

Segundo o CEO da SIKUR, o desenvolvimento do smartphone foi voltado para grandes executivos e empresários que precisam de um local seguro para guardar informações importantes ou sigilosas, porém, muitas pessoas comuns são atraídas pela proposta do aparelho, sendo responsáveis por até 15% do volume de vendas.

As funções do celular, estão a troca de mensagens criptografadas pelo app Sikur, chamadas, sincronização de e-mails e fotos, sendo possível, ainda, contratar um servidor particular para troca de dados com outros celulares, garantindo que suas informações não serão interceptadas por usuários mal-intencionados.

O Sikur Phone possui tela de 5 polegadas, 2GB de memória RAM, câmera de 16 megapixels e 16GB de espaço interno, e pode ser adquirido no próprio site oficial da Sikur pelo valor de US$999.

Deixe um comentário

avatar