Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Brasil oficializa acordo que acaba com roaming internacional no Mercosul

Iniciativa pode acabar com cobranças extras por uso de dados e chamadas nos países vizinhos.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estão um passo mais perto de abolir cobrança de roaming internacional. O acordo, que já havia sido anunciado pela Anatel, foi oficializado durante a Cúpula do Mercosul no dia 17 de julho, em Santa Fé, Argentina.

Com isso, quem viajar para um dos países vizinhos não vai mais precisar pagar taxas para usar o celular fora da área de cobertura. A mudança serve tanto para uso dos dados móveis, para navegar na internet, quanto para receber e realizar chamadas telefônicas. 

Vale lembrar, essas cobranças podem ser aplicadas sempre que você usa o celular fora do seu estado ou país. Então, mesmo que aprovado, o acordo não altera as possíveis taxas extras dentro do Brasil.

Porém, muitas operadoras oferecem planos de celular com vantagens e pacotes em roaming nacional e internacional, como TIM e Claro

 

Conheça os planos de celular com vantagens em roaming nacional e internacional para viagem sem se preocupar com taxas extras.

Iniciativas similares entre Brasil e outros países estão em andamento

Ainda não há uma data para o fim do roaming internacional nos países do Mercosul. A previsão é de que o acordo entre em vigor 30 dias após a ratificação dos governos envolvidos. No Brasil, a medida deverá passar por aprovação do Congresso Nacional.

Em 2018, Brasil e Chile apresentaram uma iniciativa semelhante. Caso ela também seja aprovada, todos os países do Cone Sul ficariam isentos de cobrança de roaming

O anúncio também segue um possível acordo entre os países dos blocos Mercosul e União Europeia, que buscam tornar os serviços de roaming mais acessíveis.