Dicas

Bloqueando e desbloqueando contatos no Whatsapp

Evitar mensagens inconvenientes no WhatsApp é bem fácil

As mensagens de texto e voz por WhatsApp estão entre as formas de comunicação mais usadas atualmente. Até as operadoras de telefonia já sabem disso, e oferecem vários planos com WhatsApp ilimitado.

Mas, assim como acontece com ligações e mensagens SMS, qualquer um pode te mandar mensagens a qualquer momento. E nem sempre é isso o que queremos, certo?

Para evitar essas mensagens que você não quer receber, o próprio aplicativo oferece uma ferramenta para bloquear o contato. Você pode bloquear quantos telefones quiser, estejam eles salvos na sua agenda, ou não.

Bloqueou alguém e se arrependeu? Sem problemas! Desbloquear o contato e voltar a receber suas mensagens é tão simples quanto bloquear.

 

Veja como bloquear contatos no WhatsApp

 

Para bloquear um contato no WhatsApp é preciso ir direto ao aplicativo. Abra o menu de Configurações ou Ajustes, dependendo da versão que você utilize.

Em seguida, toque na aba Conta, e depois na janelinha Privacidade. Entre outras informações, você vai ver a aba Contatos Bloqueados. Toque nessa janela para ver todos os telefones que estão impossibilitados de te mandar mensagens.

Deslize a tela até o fim da lista, até chegar em Adicionar Novo. A tela vai abrir a sua lista de contatos do WhatsApp, então é só selecionar o contato que você quer bloquear. Pronto, esse número não pode mais te mandar mensagens pelo aplicativo.

Como acessa a agenda, esse método só serve para bloquear contatos que estão salvos no seu celular. Mas você não precisa adicionar um número para que ele pare de te mandar mensagens.

A opção de Bloqueio também está disponível diretamente na janela de conversa com um contato, salvo ou não na agenda.

Para fazer o bloqueio por esse caminho, abra a janela da conversa com o número em questão. Se o contato não estiver salvo, vai aparecer apenas as informações de número, e talvez a foto, no alto da página. Se for um contato da sua agenda, vai aparecer o nome, foto e outras informações disponíveis.

De qualquer maneira, toque sobre o nome ou número que aparece. Na página seguinte, deslize até o fim, onde você vai encontrar Bloquear Contato. Selecione essa opção para enviar aquele número para a lista de contatos bloqueados.

 

Como desbloquear um contato no WhatsApp

 

Seja por ter bloqueado um número errado ou qualquer outro motivo, você pode Desbloquear o contato no WhatsApp. Isso pode ser feito a qualquer momento, mesmo imediatamente após o bloqueio. É só seguir os mesmos passos anteriores.

Abra o aplicativo e vá em Configurações (ou Ajustes) > Conta > Privacidade > Contatos Bloqueados.

Toque no número ou contato que você quer desbloquear. No fim da página, toque em Desbloquear contato. Agora você já pode conversar normalmente com esse número pelo WhatsApp.

Se preferir, faça o desbloqueio do contato direto na janela de conversa. Abra a conversa do número que você bloqueou. Toque no nome ou número que aparece no alto da tela. Na página seguinte, deslize até o fim e toque em Desbloquear Contato.

Ah, uma informação importante. Ao desbloquear um contato que não está salvo na sua agenda, você perde esse número. Então, se você quiser desbloquear e manter o um número, lembre-se de salvar as informações do contato na agenda antes de fazer o desbloqueio.

Caso você não tenha apagado a conversa, não precisa se preocupar, pode salvar na agenda após o desbloqueio.

 

O que acontece quando você bloqueia um contato no WhatsApp

 

Bem, em primeiro lugar, você não recebe mais nenhuma mensagem enviada por aquele número. Mesmo que você desbloqueie o número após um tempo, as mensagens enviadas naquele período não serão entregues.

O contato bloqueado também não consegue realizar chamadas por voz ou vídeo no WhatsApp.

Suas informações de “visto por último”, “online”, foto de perfil e atualização de status também não são mais exibidas. Da mesma maneira, você não consegue mais ver as atualizações de status da pessoa bloqueada, nem o “visto por último” e “online”.

Porém, bloquear um contato no WhatsApp não o exclui da sua lista de contatos do aplicativo ou do telefone. Se quiser tirar aquela pessoa da sua lista de contatos, é preciso excluir o telefone na agenda do aparelho.

 

O que é Bloquear e Denunciar

 

Essa ferramenta serve para você informar ao WhatsApp que determinado número está trabalhando com envios de spam. É só clicar em Denunciar Spam > Denunciar e Bloquear, para fazer a denúncia e parar de receber as mensagens.

Deixe um comentário

avatar