Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Black Friday 2019 chega a 4,8 mil reclamações na metade do evento

Consumidores reclamaram de propaganda enganosa

Quando a Black Friday começou aqui no Brasil, em 2010, muitas empresas de varejo aumentaram os preços de seus produtos para então colocarem com desconto mínimo em cada um. Isso fez com que o evento fosse conhecido como “Black Fraude”, já que os descontos eram falsos. E parece que muita varejista continua fazendo isso errado. Na Black Friday 2019 de ontem, o Reclame Aqui recebeu muita reclamação.

Segundo o Reclame Aqui, entre quarta e sexta (29), consumidores fizem 4.800 queixas. Esse número é 44% maior se comparado com o mesmo período do ano passado. Dessas reclamações, 29% é a de propaganda enganosa, ou seja, tem muita empresa ainda mentindo na Black Friday.

A categoria de produtos que mais tem procura durante a Black Friday é a de telefonia móvel. Como há muitas ofertas bem em conta nesse período, as pessoas aproveitam para trocar de celular. 

Outras categorias com grande procura também são de vestuário (principalmente tênis), roupas e acessórios, TVs, etc. E já que são os itens que mais geram vendas e procura, também são os que mais tem reclamação.

As lojas com a maior quantidade de queixas são Americanas, Kabum, Casas Bahia, Magazine Luiza e Méluiz também tem bastante reclamação. No entanto, é importante lembrar, que quanto maior a empresa, mais vendas ela faz e, assim, mais reclamações recebe. 

 

Compre diversos modelos de smartphone por preços especiais na loja online da TIM! Clique e confira!

Ranking de reclamações da Black Friday 2019

Confira a lista das empresas com maior número de reclamações nessa Black Friday:

Americanas.com – Loja Online: 148 reclamações

KaBuM!: 148 reclamações

Casas Bahia – Loja Online: 117 reclamações

Magazine Luiza – Loja Online: 115 reclamações

Méliuz: 109 reclamações

Saraiva – Loja física e online: 109 reclamações

Carrefour – Loja online: 94 reclamações

Adidas: 94 reclamações

Netshoes: 90 reclamações

Zee Dog: 86 reclamações

Principais motivos de reclamação:

Propaganda enganosa: 28,69%

Problemas na finalização da compra: 11,23%

Divergências de valores: 9,44%

Atraso na entrega: 7,83%

Estorno do valor pago: 4,29%

Produtos com mais reclamações:

Celular: 10,2%

Tênis: 6,67%

Componentes, peças e acessórios: 4,34%

TV: 3,7%

Cartão de crédito: 3,64%

 

voltar para o top