Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas

Bixby: aprenda a usar o assistente virtual da Samsung

Assistente virtual da Samsung traz várias funcionalidades para além do comando de voz

Assim como a Apple, a Google e a Microsoft, a Samsung também possui sua própria assistente virtual, a Bixby. Lançada quatro meses após o Galaxy S8, modelo top de linha da fabricante sul-coreana e primeiro aparelho compatível com o recurso, a assistente inteligente foi programada para interagir com os usuários, adaptando-se às necessidades de cada pessoa, além de integração com aplicativos, permitindo o uso de diversas funcionalidades do seu smartphone, a partir de comandos de voz. Apesar de só estar disponível em inglês, a Samsung confirma está desenvolvendo uma versão assistente virtual em Língua Portugusa.

 

Na TIM você encontra os melhores smartphones de diferentes faixas de preço! Acesse a loja online e conheça as ofertas.

 

Características fundamentais

 

Segundo a Samsung, a Bixby foi desenvolvida a partir de três pilares: completude, consciência de texto e tolerância cognitiva. Conheça os detalhes desses atributos abaixo.

 

Completude

 

A completude, para a Samsung, nada mais é do que a oferta de funcionalidades do recurso. Diferente das suas concorrentes diretas como Siri, Cortana e Google Assistente, que funcionam de forma limitada com outros Apps, a Bixby permite uma maior integração junto a outros aplicativos. Para completar, a empresa sul-coreana disponibiliza um SDK público para que desenvolvedores possam integrar seus produtos à assistente virtual da empresa.

 

Consciência do contexto

 

Consciência do contexto, o segundo vetor de qualidade da Bixby, diz respeito ao fato da assistente virtual estar sempre atenta não apenas ao que acontece no ambiente sonoro, mas também ao que está sendo processado dentro do aparelho, em especial, às informações exibidas pela tela, como estivesse de plantão. Assim, ao ser acionada, a Bixby realiza mais rápido suas tarefas, ao saber exatamente quais aplicativos e arquivos que estão abertos no seu sistema.

 

Tolerância cognitiva

 

O terceiro e último pilar é relativo ao fato de a Bixby usar inteligência artificial para interpretar comandos de voz incompletos, tornando o funcionamento mais ágil e assertivo. Com comandos específicos para cada tipo de aplicação, a Bixby já espera que o usuário possa se confundir ou esquecer de alguns deles. Dessa forma, a assistente virtual foi desenvolvida para autocompletar as instruções, mesmo que sejam feitas com erros ou falas pela metade. No entanto, caso não compreenda o que você quis dizer, a Bixby pedirá que você repita as informações novamente.

 

Além do comando de voz

 

Além do comando de voz, a Bixby possui ainda outras funcionalidades inteligentes, divididas quatro segmentos: o Bixby Hello, que exibe conteúdo útil na tela inicial do aparelho, como previsão do tempo e vídeos em alta no Youtube; o Bixby Vision, que reconhece textos, objetos e traduz placas em tempo real; o Lembrete Bixby, que te lembra de realizar tarefas pré-agendadas; além do Bixby Voice, com funcionalidades avançadas em relação aos concorrentes.

 

Como usar as funções da Bixby


Preparamos um tutorial para que você saiba como usar de cada segmento da Bixby. Confira abaixo.

 

Bixby Voice


Para usar a principal função do Bixby, e fazer com que ele siga seus comandos de voz, basta pressionar o botão Bixby. Caso não encontre o item, acesse o Hello Bixby e entre no menu do aplicativo, localizado no canto superior direito. Dentro da aba “Configurações”, ative a opção “Bixby Voice”, tocando sobre “Ativação por voz” e configure o reconhecimento de voz. Após concluir o processo, basta falar “Hi Bixby” para controlar seu smartphone por meio da sua voz, através da assistente virtual da Samsung.

 

Bixby Hello



O Bixby Hello é bem fácil de usar. Depois de instalar o assistente virtual no seu smartphone, deslize o dedo no display, da esquerda para a direita, para que informações de aplicativos como Youtube, Clima, Health, entre outros Apps habilitados por padrão, apareçam na tela. Para personalizar a lista, basta dar permissão aos aplicativos que não estão ali. Caso você queira remover um aplicativo específico do Bixby Hello, basta selecionar a opção “Ocultar agora” no botão de menu do card.

 

Bixby Vision

 

O Bixby Vision é um recurso que permite a realização de uma série de tarefas a partir da câmera do seu celular, como a transcrição de um texto de uma imagem; a tradução em tempo real de placas e avisos; a pesquisa por objetos em sites de busca a partir de uma fotografia do item; a leitura e código QR; além de informações sobre estabelecimentos e produtos, bastando apontar a câmera para eles.

Para acessar o Bixby Vision, abra o aplicativo da Câmera do seu aparelho no modo automático, e toque no ícone em formato de olho, localizado no canto inferior esquerdo do display.

 

Lembrete Bixby (Reminder)


Para adicionar o ícone do Lembrete Bixby pela tela inicial, é preciso dar o comando “Hi Bixby, open Reminder”, e, em seguida, selecionar a “Adicionar o Reminder”. Ao acessar a funcionalidade como se fosse um aplicativo comum, você pode criar listas com locais como casa e trabalho, para que o Bixby te lembre de alguma tarefa a partir de uma localização específica. Por exemplo, se você quiser que a assistente virtual te lembre de lavar a louça, basta dar o comando “Hi Bixby, remind me wash the dishes at home”.