icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Biometria: mitos e verdades sobre a tecnologia

Será um dedo de silicone com a minha digital pode desbloquear o smartphone? Descubra!

A biometria é uma tecnologia que reconhece características pessoais como digitais, íris e até a face. Assim, oferece mais segurança para acessar a equipamentos e lugares, além de proteger dados, uma vez que tais características são únicas em cada indivíduo e não podem ser copiadas.

Apesar de ter se tornado popular em smartphones, a biometria ainda causa algumas dúvidas, já que mitos e verdades sobre a tecnologia circulam pela internet. Descubra a seguir 5 desses fatos e conheça mais sobre a biometria!

Quer um celular novinho com o que há de mais moderno em biometria? Conheça diversos modelos na loja da Claro e aproveite ofertas e descontos!

Reconhecimento de digitais pode ser usado com uma réplica de dedo: mito

É um mito dizer que os equipamentos atuais, como celulares, podem ser desbloqueados com dedos falsos ou até mesmo com um membro amputado.

Isso porque as tecnologias usadas hoje em dia conseguem detectar a corrente sanguínea e até o batimento cardíaco para saber se é um dedo de verdade.

Um celular com reconhecimento facial pode ser desbloqueado com uma foto: mito/verdade

Muita gente deixa de usar o reconhecimento facial do celular para fazer o desbloqueio da tela por medo da tecnologia não ser segura.

De fato, não são todos os celulares que conseguem oferecer muita segurança nesse procedimento. Sendo assim, alguns podem ser desbloqueados até mesmo por meio de uma foto da pessoa.

Para evitar esse tipo de problema, ao comprar um smartphone com reconhecimento facial, certifique-se de que o procedimento é feito por meio de um sensor 3D – como o time of light (ToF), que é capaz de detectar também a profundidade para não ser enganado por fotos.

Dados da biometria podem ser roubados: mito

Ninguém está livre da ação de hackers. No entanto, quando há o uso de biometria em um aparelho eletrônico, esse dado costuma ser armazenado como um código binário que é criptografado para não poder ser decifrado em caso de roubo de informação.

A biometria é uma tecnologia cara: mito

Foi-se o tempo em que contar com a tecnologia era para poucos. Hoje em dia, muitas empresas já podem usar a biometria em catracas e equipamentos de marcação de ponto sem precisar desembolsar muito dinheiro.

O mesmo acontece para a população, que tem o acesso mais fácil à biometria. Hoje em dia, mesmo os celulares mais simples já contam com tecnologias de reconhecimento facial ou leitura da impressão digital para desbloqueio da tela, por exemplo.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top