icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Blog

Bateria de Grafeno: quais as principais vantagens?

Maior capacidade de carga e carregamento mais rápido são algumas das vantagens dessa tecnologia.

As fabricantes de smartphones estão sempre em busca de inovações. Câmeras, displays e processamento mais evoluídos a cada geração já são esperados. Entretanto, apesar das melhorias em autonomia e formas de carregamento, as baterias dos aparelhos não parecem acompanhar esse ritmo. Já há alguns anos que os smartphones utilizam a atual bateria de lítio.

Contudo, parece que o cenário pode mudar em breve. Segundo notícias recentes, a Samsung pode lançar nos próximos anos um smartphone com bateria de grafeno. 

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o grafite. Entretanto, esse elemento está entre os menores, mais finos, leves e flexíveis materiais entre condutores e semicondutores de energia. Com inúmeras aplicações possíveis, o componente também pode ser usado em baterias de smartphones (e outros aparelhos).

Só por essa descrição, já é possível perceber um dos pontos positivos da bateria de grafeno, que é a economia de espaço físico na estrutura do smartphone, e até um passo a mais na construção de aparelhos flexíveis. Mas esses não são os maiores benefícios no uso desse material.

 

Os smartphones com as tecnologias mais avançadas do mercado estão na Claro. Acesse a loja online e escolha o melhor celular top de linha para você.

Vantagens da bateria de grafeno

Na prática, uma bateria de grafeno pode representar duas novidades muito pedidas pelos donos de smartphones.

A primeira, é maior capacidade, já que a bateria de grafeno pode ter carga até 45% maior do que as atuais baterias de lítio. E quanto maior a carga, maior é a autonomia. Ou seja, uma bateria de grafeno poderia deixar o celular longe da tomada por muito mais tempo.

É nesse ponto que entra outra grande vantagem da bateria de grafeno, o menor tempo de carregamento. Como o material conduz melhor a eletricidade, uma bateria com essa construção pode alcançar tempo de carregamento até 5x mais rápido do que as baterias de lítio. 

Para dar uma ideia melhor, um modelo de bateria de grafeno já produzido carregou todos seus 4.800 mAh em menos de 15 minutos. Em um smartphone atual, esse tempo não é suficiente para alcançar nem 20% de sua carga.

Como o grafeno é mais resistente, essas baterias também apresentam maior tempo de vida útil e menos chances de danos, inclusive físicos. Até mesmo o risco de explosão, que já é baixo nos modelos atuais, fica reduzido.

Por enquanto, a bateria de grafeno ainda tem um custo de produção alto. Contudo, a produção em larga escala e o desenvolvimento de tecnologias com o material podem mudar esse cenário.

Na verdade, o uso destas baterias já são uma expectativa antiga da Samsung. Desde 2017 a fabricante coreana dá sinais de que busca substituir as baterias de lítio. Agora, resta esperar para ver se essa será  a próxima grande inovação dos smartphones. 

voltar para o top