Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Xbox

Astroneer – Review

Explore e remodele mundos distantes num game ambientado durante a Era Intergalática dos descobrimentos do século 25, onde os Astronautas exploram as fronteiras do espaço sideral.

Astroneer é o jogo de estreia da System Era Softworks. O projeto do game está em desenvolvimento há pelo menos 3 anos e, agora, finalmente, chegou em sua versão de lançamento. 

Disponível para Xbox One e PC, o early access passou do game por diversas mudanças para a versão final. No entanto, mesmo tendo passado por uma grande transformação, o jogo não perdeu suas raízes.

Confira uma análise completa do game.

 

Garanta já seu Game Pass na Xbox Store e tenha acesso ao Astroneer e outros mais 100 de jogos da Xbox!

 

Roteiro

 

O principal objetivo em Astroneer é desenvolver uma base de operações, coletando e gerenciando recursos para aprimorar os equipamentos e assim ter capacidade para construir uma nave e, dessa forma, explorar novos planetas. 

Em Astroneer o jogador vive aventuras planetárias num game que exige criatividade e engenhosidade para prosperar. O game se passa durante a Era Intergalática dos descobrimentos do século 25, onde os Astronautas exploram as fronteiras do espaço sideral. 

Emocionante, o jogador vai arriscar sua vida em ambientes hostis para desvendar os mistérios do universo. Nesta aventura, jogadores podem trabalhar juntos para construir bases personalizadas acima ou abaixo do solo, criar veículos para explorar um vasto sistema solar e usar o terreno para criar qualquer coisa que possam imaginar. 

 

Cenário e trilha 

 

Os planetas coloridos de Astroneer e a suave trilha sonora de sintetizador do game fazem da exploração dos diversos planetas uma verdadeira curtição para os sentidos dos fãs. O controle da sobrevivência é o que torna suas horas o mais serena possível. Sendo assim, com pouco para se preocupar em termos de sobrevivência, o Astroneer muda seu foco para um loop de coleta e construção de recursos.

A cada novo planeta, o Astronauta encontra recursos diferentes para coletar, além de uma atmosfera diferente e mais desafiadora, já que os planetas estão divididos por níveis de dificuldade. Cada nível se torna mais complicado e sobreviver fica mais difícil a cada novo ecossistema. 

 

Jogabilidade

 

No menu inicial do game o jogador tem à disposição uma espécie de enciclopédia, o que torna fácil a consulta de tudo o que o jogador precisa saber para dar começar a aventura. 

O recurso é interessante para um jogo do gênero, tanto para os novatos quanto para o mais experientes. São detalhes sobre todas as possibilidades dentro do jogo. Desde comandos básicos, até a construção de bases, coleta de recursos e planetas disponíveis para exploração.

Astroneer é objetivo e bastante atraente do ponto de vista de evolução. Ao iniciar o jogo, a formação do planeta é gerada aleatoriamente. Isso significa que a cada vez que iniciar um novo jogo, a maneira como o planeta será criado será totalmente diferente. 

A funcionalidade não necessariamente pode ser uma coisa boa, já que o jogador pode ser colocado em um ponto estratégico e de fácil acesso a uma gama de recursos ou em um local menos privilegiado.

Em Astroneer é possível explorar tanto terrenos abertos na superfície, quanto cavernas. Estas, podem levar o jogador a galerias subterrâneas onde vai encontrar muitos recursos. Alguns deles só podem, inclusive, ser encontrados nesta região. O problema é que essas áreas costumam ser de difícil acesso. 

Durante a exploração o jogador encontrará detritos de antigas explorações pelo caminho. Muitos são artefatos úteis para a jornada. No entanto, um dos principais problemas é a capacidade limitada dos saltos do Astronauta, o que obriga, muitas vezes, a dar a volta ou pensar em alguma outra solução.

 

Equipamentos

 

Inicialmente, o jogador não tem acesso a muitos recursos, precisando começar basicamente do zero e iniciar as explorações aos poucos. Neste contexto, um dos principais equipamentos durante o jogo é a mochila do Astronauta. É nela que serão armazenados tudo o que será coletado, além de fornecer e armazenar energia e oxigênio.

É imprescindível instalar um oxigenador na base e criar uma rede de cabos para expandir a área a ser explorada, até ter acesso a um veículo. Ter reservas de oxigênio na mochila para eventuais emergências é muito importante, pois o personagem pode sufocar e consequentemente morrer.

 

Conclusão

 

Astroneer é bem-sucedido quando se trata do belo visual e o irresistível chamado para explorar o planeta onde o jogador se encontra. Embora não tenha uma linha central para orientação, a variedade de estruturas que o jogador tem à disposição para a construção ajuda a direcioná-lo para novos recursos a serem procurados. 

A estrutura do game incentiva o jogador a explorar suficientemente outros planetas dentro de seu único sistema solar, ao mesmo tempo em que o obriga a trabalhar com um sistema de inventário que muitas vezes é difícil de manejar. 

Apesar de ser uma frustração que o Astronauta nunca supera totalmente, vale a pena suportá-lo para experimentar seu senso sereno de exploração planetária.