Curiosidades

As operadoras com mais reclamação no Reclame Aqui em 2018

Listamos as operadoras com mais reclamação no Reclame Aqui em 2018 para te ajudar a escolher a prestadora de serviços ideal. Confira!

O site Reclame Aqui recebe queixas de qualquer pessoa maior de idade sobre produtos, serviços e empresas específicas que atuam no Brasil. Contudo, por lá, dá para conferir as operadoras com mais reclamação no Reclame aqui em 2018, por exemplo.

No entanto, nenhuma empresa é obrigada a responder às solicitações feitas através do Reclame Aqui. Contudo, isso não quer dizer que elas não resolverão o seu problema. Todavia, apenas optaram por não usar a ferramenta como meio de comunicação com seus clientes.

Porém, o Índice de Resposta (IR) é um dos critérios para a formação da nota da empresa no Reclame Aqui. Por isso, muitas podem ter nota muito baixa.

Além disso, são levados em consideração a Média das Avaliações (MA), o Índice de Solução (IS) e o Índice de Novos Negócios (IN). Entretanto, esses elementos contam com pesos diferentes para compor a nota final.

Contudo, caso menos de 50% das reclamações tenham sido respondidas, o Reclame Aqui considera que a empresa é “Não Recomendada”. Além disso, empresas com menos de 10 avaliações ficam “Sem Índice”.

 

Ranking com as operadoras com mais reclamação no Reclame aqui em 2018

 

Abaixo, listamos as operadoras com mais reclamações no Reclame Aqui em 2018. Os dados foram levantados no fim do mês de dezembro. Contudo, foram observados os últimos 12 meses.

1. Vivo – 79.551

2. TIM – 63.495

3. Claro – 35.012

4. Oi – 33.805

5. Nextel – 16.201

6. Algar – 4.874

7. Sercomtel – 180

 

Como é a nota das operadoras com mais reclamação no Reclame Aqui em 2018?

 

Além de receber reclamações dos clientes das operadoras, o Reclame Aqui compila diversos dados. Eles ajudam a entender como as empresas lidam com seus clientes e fazem o atendimento.

Contudo, é importante lembrar que muitas operadoras optam por não usar o Reclame Aqui como ferramenta de atendimento de seus clientes. Sendo assim, elas não respondem as solicitações por lá. Todavia, isso faz com que suas notas das operadoras no Reclame Aqui fiquem bastante baixas.

laptop beside mug on table

Nota da Vivo no Reclame Aqui

Sobre as notas, a Vivo, como a operadora que mais recebeu reclamações em 2018, tem nota 2,3 de 10 no Reclame Aqui. O que influencia, e muito, nesse resultado, é o fato da operadora não ter respondido a nenhuma das 79.551 reclamações através da plataforma. No entanto, isso não quer dizer que ela deixou seus clientes sem resposta.

Todavia, o índice de solução da operadora foi de 36,5%. Porém, desses, 25% voltariam a fazer negócio com a Vivo. A maioria das reclamações sobre a operadora foram referentes à cobrança indevida, mau atendimento do funcionário e qualidade da internet.

 

Nota da TIM no Reclame Aqui

Como segunda operadora que mais recebeu reclamações, a TIM recebeu nota de 2,4 dos usuários que abriram chamado no Reclame Aqui. Contudo, a TIM é mais uma das empresas que decidiu não usar a ferramenta como meio de comunicação com seus clientes. Dessa forma, a operadora não respondeu a nenhuma das 63.495 reclamações.

Contudo, segundo o Reclame Aqui, a TIM resolveu 40,7% dos problemas. Essa informação leva em consideração dados fornecidos pelas pessoas que abriram o chamados. Porém, nem sempre elas voltam para dizer como foi o desfecho da solicitação.

Entretanto, o índice de solução da TIM ficou em 39,8%, enquanto 28,2% voltariam a fazer negócio. A operadora recebeu mais reclamações quanto à cobrança indevida, consumo de crédito e mau atendimento.

 

Nota da Claro no Reclame Aqui

A Claro, que recebeu 35.012 reclamações ao longo de 2018, ficou com nota de 2,2. Todavia, nenhuma das solicitações teve solução apresentada através do Reclame Aqui.

Do total de pessoas que abriram uma reclamação, 25% voltariam a fazer negócio. Contudo, o índice de solução ficou em 35,6%. No Reclame Aqui, a maioria das queixas sobre a Claro são quanto à cobrança indevida, mau atendimento e consumo de créditos.

 

Nota da Oi no Reclame Aqui

Já a Oi respondeu a 3 reclamações das 33.805 recebidas pelo Reclame Aqui em 2018. Contudo, 28,2% disseram que voltariam a fazer negócio. Quanto ao índice de solução, ficou em 45,6%.

No período avaliado, a Oi resolveu 48% dos problemas apresentados e ficou com nota de 2,7. A maioria das reclamações sobre a Oi no Reclame Aqui são sobre cobrança indevida, mau atendimento e qualidade da internet.

 

Nota da Nextel no Reclame Aqui

A Nextel é uma das poucas operadoras que costumam responde às solicitações feitas através do Reclame Aqui. Contudo, a operadora não teve tantas reclamações ao longo do ano quanto as primeiras colocadas. Foram 16.201, sendo 15.916 delas respondidas. Ou seja, 98,2% dos chamados foram atendidos.

Contudo, 67,6% voltariam a fazer negócio. Já o índice de solução ficou em 85,8%. Com isso, a nota da Nextel no Reclame Aqui é de 8,1.

Apesar da nota média do atendimento da Nextel ser de 7,66 no Reclame Aqui, o mau atendimento é uma das maiorias reclamações na plataforma. Além disso, muita gente se queixa de cobrança indevida e cancelamento.

 

Nota da Algar no Reclame Aqui

Assim como a Nextel, a Algar também costuma responder às solicitações feitas através do Reclame Aqui. Também por isso, sua nota é a mais alta entre as empresas listadas: 8,8.

Grande parte das reclamações feitas sobre a Algar no Reclame Aqui são sobre cobrança indevida, qualidade da internet e demora na execução de serviços. Entretanto, 81,3% voltariam a fazer negócio. Além disso, a nota média de seu atendimento é de 8,33.

Das 4.874 queixas feitas no Reclame Aqui, a Algar Telecom respondeu a todas. Contudo, o índice de solução ficou em 93,2%.

 

Nota da Sercomtel no Reclame Aqui

Na Sercomtel, a nota no Reclame Aqui ficou em 6,7. Contudo, a operadora respondeu a quase todas as solicitações. Ao longo de 2018, foram 180 reclamações feitas na plataforma, sendo 179 respondidas.

Contudo, 49,1% voltariam a fazer negócio com a operadora, que resolveu 78,9% dos problemas apresentados. Todavia, o índice de solução ficou em 75,5%. A maioria das queixas sobre a Sercomtel são com relação à qualidade da internet, cobrança indevida e demora na execução.

Deixe um comentário

avatar