Sem categoria

Armazenamento em nuvem: o que é, vantagens e como usar

Mantenha seus arquivos seguros e ganhe espaço de armazenamento no celular

Um sistema de armazenamento em nuvem permite que você salve arquivos em um servidor externo, desde documentos e planilhas, até fotos e vídeos, sem ocupar espaço no seu celular, notebook ou computador.

Assim, além de economizar espaço em um dispositivo, o armazenamento em nuvem tem a vantagem de permitir o acesso aos arquivos através de qualquer computador ou celular com internet.

Já percebeu quais as vantagens de salvar seus arquivos do celular em um sistema de armazenamento em nuvem?

Bem, em primeiro lugar, claro, você pode deixar o celular mais leve, já que seu software vai guardar menos informações. Isso ajuda até a deixar a navegação pelas funções do aparelho mais fluídas.

Mas a maior vantagem é que você não precisa mais se preocupar em perder seus arquivos, fotos e até os contatos de sua agenda, já que eles estarão bem seguros em um servidor em nuvem, prontos para serem recuperados quando você precisar, seja ao trocar de aparelho ou caso perca o seu celular em uso.

Armazenamento em nuvem em um celular Android

Tanto o Android, quanto o iOS, sistemas operacionais mais usados em smartphones, já contam com programas de armazenamento em nuvem próprios.

No caso de smartphones Android, você pode fazer a sincronização com uma conta Google, aquela que você usa para acessar seus e-mails do Gmail.

Com essa conta, você pode salvar todas as informações mais importantes do seu celular nos aplicativos disponíveis do Google, como o Google Contacts para os seus contatos, o Google Drive para arquivos de textos planilhas, PDFs e etc., compromissos no Google Agendas e, claro, as fotos e vídeos do Google Fotos.

É possível selecionar quais arquivos devem ser sincronizados, ou seja, enviados para o sistema de armazenamento em nuvem, de quanto em quanto tempo a atualização deve ser realizada e até se ela deve esperar por uma conexão com rede Wi-Fi, ideal para economizar o seu pacote de dados.

Os arquivos em nuvem podem ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet com internet, ou até salvos em seu smartphone novo, através do acesso com login e senha na sua conta no Google, ferramenta que também vai restaurar os aplicativos baixados no aparelho anterior.

Armazenamento em nuvem em iPhones

Já no iPhone, essas funções são centralizadas no iCloud, que guarda fotos, vídeos, contatos, compromissos da agenda e até as notas feitas em seu celular Apple.

Assim como no Android, você deve configurar quais informações vão ser enviadas para a nuvem e com qual frequência, além de escolher entre permitir o uso do plano de dados ou apenas o acesso a uma rede Wi-Fi na atualização.

Após a sincronização, você pode acessar todas essas informações pelo computador e também atualizar um novo aparelho, sempre através da mesma conta do iCloud.

Se você preferir, também pode usar alguns serviços do Google, como o Google Fotos e o Google Drive, que têm integração mais fácil com notebooks e computadores. É só baixar o aplicativo na App Store e seguir as instruções de configuração.

Tenha mais espaço no celular com o armazenamento em nuvem

Como dissemos, além da maior segurança das suas informações, uma das vantagens de usar os sistemas de armazenamento em nuvem é liberar espaço no seu celular.

Digamos que você tenha muitas fotos e vídeos guardados no seu smartphone. Você pode baixar o Google Fotos, seja em um smartphone Android ou Apple, e salvar todos esses arquivos em nuvem.

Como o Google Fotos tem ferramentas para fazer edições integração com outros aplicativos, como apps de mensagens e redes sociais, você pode apagar as fotos e vídeos do seu celular e acessá-los através do aplicativo, liberando espaço para salvar novos arquivos.

Só vale lembrar que o acesso aos arquivos salvos em nuvem dependem de uma conexão com a internet, ao contrário da sua galeria de fotos do celular.

Outros aplicativos de armazenamento em nuvem

Além do programas da Google e da Apple, outras alternativas de aplicativos de armazenamento em nuvem incluem o Dropbox, um dos pioneiros no serviço, o Sky Drive e o One Drive, da Microsoft.

As diferenças entre eles incluem o limite de espaço disponível, a integração com outros aplicativos e até o tipo de arquivo suportado, inclusive com diferenças nas versões pagas ou gratuitas,  e a possibilidade de compartilhamento e colaboração em tempo real, ideal para projetos profissionais, por exemplo.

Deixe um comentário

avatar