Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Aprenda a gravar vídeos como um profissional com seu celular

É claro que um celular com câmera legal é muito importante. Mas algumas dicas são essenciais para a boa gravação de vídeos.

Uma das prioridades na hora de comprar um celular é conhecer as características das câmeras. Já se foi o tempo em que os recursos eram usados apenas para fotos do dia a dia. Atualmente, os smartphones investem alto nessa configuração, e, cada vez mais, as suas câmeras são usadas para finalidades bem mais complexas.

E essa evolução acompanhou o recurso de gravação de vídeos das câmeras dos celulares. Afinal, além de fotos bem nítidas, muita gente quer fazer vídeos legais. As tecnologias de vídeos dos smartphones podem ser mais que suficientes, seja para dividir aqueles momentos das viagens ou até para lançar um canal no Youtube.

Bem, não tem como fugir de alguns detalhes de configuração na hora de garantir vídeos legais nos smartphones. Boa resolução, como Full HD ou a Ultra HD (4K), e entrada de luz que favoreça diferentes condições de ambientes são indispensáveis para ajudar na qualidade. Já gravações em câmera lenta ou Time Lapse ajudam muito na hora de adicionar efeitos.

Entretanto, algumas técnicas e dicas ajudam, e muito, a gravar vídeos como um profissional usando o celular. Veja algumas das mais importantes:

 

Conheça as promoções da Claro para os melhores celulares e os planos de chamadas e internet que combinam com o seu dia a dia!

 

Mantenha a lente limpa

 

Quantas vezes você pega o seu celular ao longo do dia? É inevitável que em algum momento o seu dedo passe pela lente da câmera do aparelho. E acredite que isso pode fazer uma diferença bem grande na qualidade dos seus vídeos pelo celular.

Por isso, mantenha sempre a lente bem limpinha. É só lembrar de, antes de começar a gravação, usar um paninho liso (ou mesmo um pedaço da sua roupa) para remover borrões, marcas de dedos ou alguma poeira que esteja na lente.

Grave sempre na horizontal

 

Ao fazer a gravação, pode parecer que filmar com o celular na vertical é uma boa ideia, já que se encaixa melhor no formato do aparelho. Entretanto, lembre-se que os programas e aplicativos de player e reprodução, como Youtube, seguem o formato de TVs e monitores de notebooks e computadores. Ou seja, na horizontal.

Evite que o seu vídeo seja acompanhado por faixas pretas nas laterais e já coloque o celular na horizontal na hora de gravar.

 

Trabalhe com a harmonia das imagens

 

Assim como nas fotos, o enquadramento faz toda a diferença na gravação de vídeos, e ajuda a levar a atenção para o que você pretende mostrar nas imagens. Existem algumas regrinhas básicas que ajudam a criar mais harmonia. Por exemplo, é legal manter o horizonte sempre alinhado e usar a regra dos terços para colocar um objeto ou uma paisagem em destaque.

É claro que você pode deixar sua imaginação correr solta e apostar em outros tipos de enquadramento. Mas o ideal é que, antes de experimentar, você tenha uma noção básica dessas regrinhas, e saiba como as colocar em prática.

Uma dica extra: muitos celular incluem assistentes de enquadramento em suas câmeras, com grades dividindo a tela de captura. Por ali, já dá para ter uma ideia de como está a harmonia das imagens.

Fuja das imagens tremidas

 

Em alguns momentos, a imagem tremida pode até ser usada como um recurso do vídeo. Porém, vídeos que são todos gravados sem estabilização podem ser cansativos e confusos. Mais uma vez, é melhor dominar as imagens bem estabilizadas antes de apostar em “efeitos” diferentes.

Para manter as gravações de vídeos bem estabilizadas, o ideal é encontrar um apoio ou investir em um tripé para o aparelho. Se preferir esperar um pouco para investir no acessório, lembre-se de usar as duas mãos para fazer as filmagens. Apoiar os cotovelos e tomar cuidado com a movimentação do corpo também ajuda a evitar essas tremedeiras involuntárias.

Saiba como aproveitar a iluminação

 

Essa é básica, mas não pode ser esquecida! A luz certa faz toda a diferença nos seus vídeos com o celular. Em gravações ao ar livre, o ideal é que você encontre uma posição em que luz caia de maneira uniforme no objeto e na totalidade da cena. Só grave “contra o sol” se a ideia for filmar as silhuetas das imagens. Gravações em ambientes noturnos vão depender da taxa de captura de luz da sua lente. Dá para testar com uma foto: se a imagem apresentar muitos ruídos, seus vídeos também não terão boa nitidez.

Para fazer vídeos com o celular em espaços fechados, dê preferência a ambientes bem iluminados ou faça uso de acessórios de luz.

 

Aprenda a usar os ajustes manuais

 

Algumas câmeras de smartphones oferecem os recursos de ajustes manuais. Isso permite que você faça configurações como foco, entrada de luz, tempo de exposição e balanço de branco, entre outras possibilidades. Nem todos os ajustes estão disponíveis na gravação de vídeos, mas você pode procurar pelas opções e ver como elas funcionam. Dessa forma, ao entender o que cada ajuste muda nas imagens, você terá mais uma ferramenta para aproveitar bem o ambiente escolhido para os vídeos.

Vale notar que nem todas as câmeras de celulares contam com esses ajustes, e eles também pode estar disponíveis apenas para as fotos. Entretanto, caso você encontre as ferramentas para as gravações de vídeos, faça bom proveito!

Aprimore as suas habilidades de edição

 

Nem sempre as câmeras vão oferecer todos os recursos que você imaginou para o seu vídeo. E mesmo nas mais configurações mais completas, uma ou outra edição sempre pode deixar o resultado final mais interessante.

De qualquer forma, é válido apostar em aplicativos de edição de vídeos ou nas ferramentas dos próprios aparelhos. Alguns detalhes, como cortar o fim ou o início da gravação ou organizar melhor a ordem das imagens já podem fazer muita diferença. Quem quiser ir além, pode apostar em filtros, efeitos, correções de cores, inserção de áudios e legendas… São incontáveis possibilidades.

voltar para o top