Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Aprenda a desativar a desinstalação automática de apps no iPhone

Recurso ajuda a otimizar armazenamento do iPhone, mas pode não ser o que você quer.

A Apple é dona de seu próprio sistema operacional, o iOS, desenvolvido para oferecer melhor integração com os demais elementos dos seus dispositivos, como iPhone e iPads. De tempos em tempos, o iOS passa por uma atualização, ganhando mais funcionalidades. É o que veremos por aí até o fim de 2019, com o iOS 13.

Uma das funcionalidades que apareceram no iOS 11, e voltaram no iOS 12, foi a desinstalação automática de aplicativos pouco usados. O sistema faz a desinstalação de aplicativos que não foram acessados, com objetivo de liberar espaço de armazenamento no iPhone.

Os apps removidos continuam visíveis para os usuários, mas com ícone opaco e um desenho de nuvem ao lado. Isso indica que o programa ainda está disponível em stand-by, com todos os seus dados salvos. Contudo, caso precise abrir o aplicativo, é preciso fazer o download.

Por um lado, é sempre bom saber que o espaço de armazenamento é otimizado, principalmente em iPhones, que não têm entrada para cartão de memória.

Entretanto, tem quem prefira não arriscar a precisar de um aplicativo e descobrir que precisa baixá-lo novamente. Se esse é o seu caso, a melhor alternativa é desativar a desinstalação automática dos aplicativos.

 

Quer comprar um iPhone novo? Veja as promoções de planos e aparelhos na loja online da TIM!

Como desativar a desinstalação de aplicativos no iPhone

Esse passos vão fazer com que o sistema não apague nenhum dos aplicativos do seu iPhone, independente do tempo que você fique sem acessá-los:

 

  • No iPhone, abra o aplicativo Ajustes.
  • Toque no seu perfil.
  • Selecione a opção iTunes e App Store.
  • Desative a chave localizada ao lado de Desinstalar Apps Não Usados.

 

É isso! Nenhum aplicativo vai ser removido sem a sua autorização.

Como desinstalar aplicativos manualmente no iPhone

A alteração anterior não quer dizer que você mesmo não possa desinstalar aplicativos que não usa mais. Aliás, essa é uma prática indicada, já que ajuda a otimizar a memória interna e até a velocidade de trabalho do seu iPhone.

 

  • Abra o aplicativo Ajustes.
  • Selecione a opção Geral.
  • Clique em Armazenamento do iPhone.
  • Na lista de aplicativos exibidos, toque naquele que deseja desinstalar.
  • Na visualização do aplicativo, toque em Desinstalar App e confirme o processo.

 

Prontinho! O aplicativo em questão foi apagado. Todavia, esse processo tem o mesmo funcionamento da desinstalação automática. Ou seja, os seus dados não são removidos do aplicativo apagado. Caso queira, você pode baixar o app novamente a qualquer momento, com o mesmo perfil restaurado.

 

Na Oi você também encontra os melhores iPhones de diferentes gerações! Acesse a loja online e veja as ofertas!