Dicas

Aprenda a conferir a cobertura de sinal telefônico na sua região

Saber como é a cobertura de sinal telefônico na sua região pode fazer a diferença na hora de escolher qual plano de celular, e de qual operadora, contratar!

Conferir a cobertura de sinal telefônico na sua região é essencial antes de decidir qual vai ser a sua operadora. A informação também é útil antes de fazer uma viagem ou até mesmo quando for mudar de bairro ou estado.

Conhecendo a abrangência da cobertura de sinal telefônico da região, é possível escolher a operadora que melhor atende na localidade para não passar sufoco ao ficar sem sinal para fazer ligações ou usar a internet, por exemplo. Confira a seguir algumas maneiras de conferir a cobertura de sinal telefônico na sua região!

Serviço Móvel da Anatel mostra localização de antenas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem uma plataforma chamada Serviço Móvel, que pode ser acessada tanto do computador quanto através de aplicativo disponível para dispositivos com sistema operacional Android ou iOS (iPhone).

Com a ajuda de mapas do Google Maps, o serviço mostra onde estão instaladas as antenas das operadoras de telefonia móvel na localidade selecionada pelo usuário. É possível descobrir onde estão a estações das principais operadoras: Vivo, Claro, Nextel, TIM e Oi.

A ideia da aplicação é ranquear as operadoras de acordo com a quantidade de antenas espalhadas pelo local, e também mostrar a qualidade das chamadas de voz e do uso de dados a partir do percentual de acessos bem-sucedidos à rede, além de contabilizar as quedas na conectividade.

Requisitos de qualidade da Anatel

O ideal é que a operadora apresente esses três índices verdes, o que significa que ela atende aos requisitos da Anatel como uma empresa que tem boa cobertura e oferece um serviço estável. Ainda assim, a operadora pode apresentar problemas de conexão ou falhas no sinal de telefonia, mas isso será uma exceção ou uma falha pontual.

Caso os índices da operadora estejam amarelos, quer dizer que ela não vem apresentando uma qualidade muito boa na prestação dos serviços. Já se estiver com os indicadores vermelhos, o ideal é não usar a operadora naquela região, pois pode apresentar muitos problemas como falta de final.

Para alcançar o índice verde no serviço de voz, a operadora precisa conseguir ser acessada em 95% das tentativas. No caso dos dados, ou seja, da conexão com a internet, o indicador passa a 98%.

Caso alcance indicadores de voz entre 85% e 94,99%, e de dados entre 88% e 97,99%, a operadora recebe a cor amarela. Abaixo desses percentuais, os índices recebem a cor vermelha.

Segundo a Anatel, os dados são atualizados todos os meses e levam em consideração uma compilação de dados coletados nos dois meses anteriores. O serviço de consulta da Anatel, no entanto, não funciona muito bem. O sistema é bastante lento, o que dificulta o acesso.

Mas um diferencial do Serviço Móvel pode ser a funcionalidade chamada Relatar Experiência, que permite que os usuários opinem sobre a qualidade dos serviços da operadora naquela região. Porém, por ser um serviço colaborativo, nem sempre você vai encontrar comentários na região pesquisada.

Cobertura de sinal telefônico da região pode ser vista nos sites das operadoras

Outra opção para consultar a cobertura de sinal telefônico na sua região é entrar nos sites das operadoras para verificar como está a prestação de serviço na localidade selecionada.

No site da TIM, por exemplo, a pesquisa pode ser feita por CEP ou por endereço. Alguns filtros ajudam a entender melhor. É possível ver a cobertura 2G, 3G, 4G, além de Wi-Fi.

A página também permite visualizar antenas ativas, recém-instaladas e ainda as que estão planejadas para a região consultada. O resultado é dividido em cobertura total, cobertura parcial e sem cobertura.

Outras operadoras como Vivo e Claro também oferecem mapas com a cobertura em seus sites oficiais. Além disso, é possível ligar para as operadoras para se informar sobre a cobertura oferecida em regiões específicas.

TIM foi eleita operadora com a maior cobertura do Brasil

Todos os anos, algumas pesquisas são feitas para saber como anda a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras em quesitos como voz e internet móvel, além de mostrar como está a sua cobertura no país.

Em 2018, um estudo da OpenSignal mostrou a TIM como a operadora com a maior cobertura do Brasil. A empresa britânica estuda conexões móveis no mundo todo. Para a pesquisa, foram usados mais de 370 mil dispositivos espalhados por todo o país. De acordo com a pesquisa, a TIM oferece cobertura 4G a 75,87% dos seus clientes no Brasil todo.

Deixe um comentário

avatar