Office 365

Aprenda a colocar senha para proteger dados ou planilhas inteiras no Excel

Conheça essas ações de segurança do Excel.

O Excel, editor de gráficos e planilhas da Microsoft, é um dos softwares mais usados em ambientes profissionais. Logo, o programa aposta em muitas funções que favorecem o trabalho em equipe.

Algumas dessas ferramentas foram desenvolvidas para que mais usuários possam colaborar com uma planilha ou pasta de trabalho. Entretanto, o Excel também oferece recursos para evitar que dados primordiais sejam alterados sem permissão.

Uma delas é a definição de uma senha para proteger dados específicos ou planilhas inteiras no Excel. É possível escolher entre bloquear totalmente qualquer ação ou permitir alterações específicas.

Assim como outros programas da Microsoft, o Excel está disponível no Office 365, serviço de assinatura dos softwares da empresa. Você pode escolher entre planos pessoais ou profissionais, ideal para quem busca mais funcionalidades e ferramentas que ajudem na produtividade de ambientes empresariais.

Veja como colocar senha para proteção de dados ou planilhas inteiras no Excel:

 

Quer assinar o Office 365? Acesse a loja da Microsoft e escolha o plano ideal para você ou para sua empresa.

 

Proteger planilha contra qualquer alteração

 

Abra o arquivo do Excel,  clique no botão Arquivo e, em seguida, no botão Informações. Depois, selecione a pasta Proteger Pasta de Trabalho e clique em Criptografar com Senha. Defina a senha na caixa correspondente e confirme no botão OK. Siga as instruções de confirmação de senha e, depois, mais uma vez no botão OK.

 

Proteger planilha e liberar ações específicas

 

Com a planilha aberta na área de trabalho do Excel, clique na área Revisão. Em seguida, selecione Proteger Planilha. É preciso que esse documento não esteja bloqueado.

Na nova janela, escolha as ações que serão liberadas aos usuários. Entre elas, estão as opções selecionar células bloqueadas ou desbloqueadas, formatar células, colunas ou linhas, inserir linhas, colunas ou hyperlinks, excluir colunas e linhas, classificar, usar filtro, editar objetos, usar relatórios de tabela dinâmica e editar cenários.

Após selecionar as ações permitidas, crie uma senha para proteger a planilha e marque a opção Proteger planilha e o conteúdo de células bloqueadas. Confirme clicando em OK. Em seguida, siga as instruções de confirmação de senha e confirme o bloqueio com o botão OK.

Com essas configurações, quando uma atividade não autorizada for realizada, o sistema vai pedir a senha cadastrada para fazer as alterações.

 

Bloquear células e intervalos específicos na planilha

 

Mais uma vez, é preciso que a planilha esteja desbloqueada. Primeiro, selecione a planilha inteira no botão Selecionar tudo. No menu principal, clique na extensão popup fonte de célula formatar (ou pressione Ctrl+Shift+F ou Ctrl+1).

Na nova janela, clique na aba Proteção, desmarque a caixa Bloqueado e confirme com OK. Com esse passo, todas as células estão desbloqueadas. Agora você deve escolher quais células devem ser bloqueadas.

De volta a planilha, selecione as células que você deseja bloquear. Abra novamente o popup Formatar Células (no menu principal ou com Ctrl+Shift+F ou Ctrl+1). Volte ao guia Proteção, marque a caixa Bloqueado e confirme com OK.

No menu principal, clique em Revisar e selecione Proteger Planilha. Na lista exibida, escolha quais elementos da planilha poderão ser alterados. Após selecionar as ações, digite uma senha na caixa correspondente e confirme.