Dicas

Como bloquear print de conversas do WhatsApp

Depois de ativada, a verificação por impressão digital faz com que o aplicativo impeça capturas de tela de chats

Anunciada há pouco tempo, a nova atualização do WhatsApp terá opção de desbloqueio por impressão digital. A versão 2.19.106 dos usuários Beta do Android traz como novidade a opção “Fingerprint security” (“segurança por impressão digital”, em tradução livre), que incrementa a privacidade e a segurança dos dados compartilhados pelos seus usuários.

Com a ativação da verificação digital, feita pela aba “Privacidade”, você pode ler e responder suas mensagens, atender e realizar chamadas de voz e vídeo e ainda bloquear a captura de tela das suas conversas com outras pessoas. Além disso, o usuário pode escolher o intervalo de tempo da solicitação da verificação da impressão digital: “imediatamente”, “após um minuto”, “após dez minutos” ou até mesmo “após trinta minutos”.

O WhatsApp já havia utilizado a verificação por digital em uma versão beta para o sistema operacional Google. Embora seja um recurso novo para os celulares Android, a função já era utilizada no iPhone via TouchID. O sistema da Apple apresenta ainda o recurso FaceID, que exige o reconhecimento facial como forma de acesso ao aparelho.

 

Os melhores celulares do mercado estão de oferta na loja online da Claro. Acesse e escolha o modelo ideal para você!

 

Bloqueio de prints e capturas de tela

 

Depois de ativado, o recurso passa a impedir também as capturas de telas, os chamados “prints” ou “screenshots”, o que era o temor de muitos usuários e ao mesmo tempo uma demanda antiga de outros. Cabe lembrar que toda a transmissão de dados do WhatsApp conta com a criptografia de ponta a ponta, o que já inviabiliza a interceptação ou alteração do que foi transmitido.

 

Mais espaço para “emojis” e “stickers”

 

Outra alteração presente nessa versão é a inclusão de abas para “emojis” e “stickers”, que facilita a organização das figurinhas divertidas que o usuário recebe e envia, além da inclusão de um mecanismo de busca específico para elas. Contudo, por tratar-se de uma versão teste, não há garantia de que os recursos serão de fato implantados.

 

Como ativar a verificação por impressão digital

 

Veja um passo a passo de como habilitar a verificação digital, para que você possa bloquear capturas de tela da sua conversa do WhatsApp.

Passo 1. Na aba “Privacidade”, procure a opção “Fingertip security” (Segurança por impressão digital);

Passo 2. Ative a função “Unlock with fingertip” (Desbloqueio com impressão digital);

Passo 3. Configure o intervalo de tempo para solicitação da verificação por impressão digital em “Automatically lock” (Bloquear automaticamente) conforme as seguintes opções: “Immediately” (Imediatamente), “After 1 minute” (Após 1 minuto), “After 10 minutes” (Após 10 minutos) e “After 30 minutes” (Após 30 minutos);

Passo 4. Para finalizar, apenas insira sua digital cadastrada em “Confirm Fingerprint”. E pronto!