icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Apps para Android que se escondem no sistema foram instalados 1,3 milhão de vezes

Aplicativos maliciosos causavam exibição de anúncios em número exagerado.

A empresa britânica Sophos, especializada em segurança digital, divulgou uma pesquisa com 15 aplicativos maliciosos que ficaram disponíveis na Google Play Store. O malware tem como objetivo acessar os smartphones para exibir anúncios de forma exagerada. Segundo a Sophos, esses apps atingiram 1,3 milhões de smartphones pelo mundo.

Para que não sejam desinstalados, e o anúncio de propagandas interrompido, os aplicativos ficam disfarçados dentro do Android

Atalhos da página inicial são apagados e os apps aparecem na página de configurações do sistema operacional com outros nomes. Uma das estratégias foi o uso de nomes e ícones parecidos com os serviços Google.

Ainda de acordo com o relatório apresentado, após notificação ao Google, os aplicativos já foram excluídos da Google Play Store. 

Compre os melhores smartphones Android por até R$ 1.000 na loja online da TIM!

Como encontrar e desinstalar apps suspeitos no Android

Logo após a instalação dos aplicativos, o sistema exibe um aviso de erro que, em seguida, leva a outras páginas do sistema, como Google Maps. Assim, o usuário pode acreditar que o problema foi um bug temporário. 

Entretanto, em poucos minutos o app baixado é apagado dos atalhos na área de trabalho e passam a exibir nomes e ícones falsos, parecidos com serviços oficiais do Google. Caso você suspeite de outros programas, a recomendação é sua desinstalação imediata.

Para encontrar apps disfarçados, abra Configurações e selecione a opção Apps e Notificações. Na lista de apps para Android, selecione a opção “Forçar Parada”. Nos apps padrões do Google, a opção apresentada será ”Desativar”. Entretanto, apps “piratas” vão mostrar a janela “Desinstalar”. Neste caso, pode remover o aplicativo.

Algumas dicas podem ajudar a evitar que os usuários baixem aplicativos infectados, seja com adwares ou malwares. Em primeiro lugar, antes de realizar o download, leia os comentários dos usuários. Normalmente, programas problemáticos recebem muitas críticas. Suspeite de apps que não exibem comentários.

Sempre que possível, dê preferência a aplicativos de desenvolvedores e fontes seguras. E, claro, mantenha o antivírus do seu smartphone Android em dia.

Na loja online da Claro você também encontra smartphones com ofertas especiais. Conheça as promoções da operadora e garanta já o seu!

Aplicativos maliciosos descobertos no Android

Os apps identificados pela Sophos eram, em sua maioria, editores de vídeos, leitores de QR Code, rastreadores de usuários e programas de limpeza e backup do sistema. Veja os 15 apps que apresentaram problemas:

Flash On Calls & Messages

Read QR Code

Imagine Magic

Generate Elves

Savexpense

QR Artifact

Find Your Phone : Whistle

Scavenger—speed guard

Auto Cut Out Pro

Background Cut Out

Photo Background

ImageProcessing

Background Cut Out New

Auto Cut Out

Auto Cut Out 2019

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top