Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Apps de VPN gastam a bateria do smartphone Android?

Descubra por que um aplicativo de VPN pode estar drenando a carga do celular Android.

Os aplicativos de VPN são aqueles usados para oferecer mais segurança na hora da navegação. De maneira geral, eles não consomem mais bateria do que outros apps. No entanto, um estudo mostra que alguns deles podem drenar a bateria do smartphone por apresentar publicidade em excesso.

Além da bateria acabar mais rapidamente, o smartphone também pode apresentar lentidão por sobrecarga na CPU e no uso da memória RAM, por exemplo.

Foi o que revelou um estudo do pesquisador independente Andy Michael, do The Next Web. Ele listou quatro dos aplicativos de VPN mais usados na China, onde há restrições do governo ao uso de aplicações e acesso a sites, levando os usuários a baixar esse tipo de app para ter mais liberdade.

Um dos grandes problemas apontados por Michael é a exibição da publicidade até mesmo fora do aplicativo. Em alguns casos, até se ele estiver fechado os anúncios são exibidos.

Os anúncios são muito comuns em aplicativos gratuitos. Isso porque cada clique gera receita para o desenvolvedor do app. Porém, a exibição de anúncios fora do aplicativo, ou quando ele não está em execução, vai contra as normas do Google Play Store.

Quer comprar um dos melhores celulares Android e a custo benefício? Acesse a loja da Oi e conheça diversos modelos!

Quais aplicativos de VPN drenam mais bateria de celulares Android?

Os quatro aplicativos analisados por Michael são Hotspot VPN, Free VPN Master, Secure VPN, e Security Master by Cheetah Mobile. O especialista checou os códigos das aplicações e fez suas considerações, apontando o motivo deles consumirem mais bateria do smartphone Android.

Os dois primeiros são bem parecidos. Eles usam APIs de publicidade do Google e do Facebook para a exibição de anúncios, que são mostrados mesmo quando os aplicativos estão fechados. Para evitar o problema nessas aplicações, é necessário forçar a sua parada nas configurações do dispositivo.

Já o Secure VPN, da SEC VPN, é um dos piores, de acordo com Michael. Isso porque ele exibe anúncios que se sobrepõem a outros apps, além de serem exibidos na tela inicial do smartphone, cobrindo até ícones e outros itens.

Em uma análise do código do aplicativo, Michael identificou ainda um rastreamento do comportamento do usuário, que tem registrados os anúncios visualizados, clicados e até os que foram ignorados.

Por fim, o Security Master exibe anúncios quando ações específicas são realizadas, como quando o usuário tenta voltar à tela inicial do smartphone.

voltar para o top