icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Apps “de lanterna” podem deixar meu celular vulnerável?

É importante ficar atento às solicitações de acesso dos aplicativos.

Alguns cuidados com segurança no uso de smartphones são óbvios. Por exemplo, não clicar em links suspeitos ou não acessar redes Wi-Fi desconhecidas. Contudo, até a instalação de aplicativos que, em um primeiro momento não representam nenhum risco, pedem atenção.

Uma pesquisa realizada pela empresa Avast Security mostrou que aplicativos de lanterna no Android pedem permissões de acessos, no mínimo, estranhas.

Entre os mais de 900 aplicativos desse tipo analisados, cerca de 260 chegam a solicitar entre 50 e 77 permissões. Um ponto que pede atenção, principalmente ao levar em conta o uso simples desses apps.

Algumas das permissões fazem sentido, como acesso ao flash de câmera. Entretanto, não há dúvidas que outras solicitações podem representar um risco. Por exemplo, pedidos para acessar contatos, conexão Bluetooth e localização. Em alguns casos, aplicativos solicitam até a realização de chamadas e envio de SMS.

 

Na TIM você encontra smartphones Android com descontos exclusivos! Aproveite as promoções e garanta seu celular novo!

Atividades maliciosas podem não ser o foco

Segundo o especialista em segurança da Avast, Luis Corrons, nem sempre o acesso a esses dados indicam atividades maliciosas. Porém, é possível que os desenvolvedores usem essas informações para faturar com empresas anunciantes, por exemplo.

De qualquer forma, um uma época em que a privacidade e a segurança dos dados está em alta, é importante ficar atento. Afinal, até os sistemas operacionais Android 10 e iOS 13 ganharam mais recursos e ferramentas nesse sentido.

O ideal é que, ao instalar qualquer aplicativo, o usuário verifique quais as permissões solicitadas. Analise se elas realmente fazem sentido para o uso das ferramentas dos apps. Em alguns casos, é possível autorizar apenas uma parte dessas solicitações. 

Outra alternativa, sempre mais segura, é optar pelos aplicativos nativos dos sistemas operacionais. 

 

Encontre mais ofertas de smartphones na Oi!

voltar para o top