Android Q deve ter central de personalização no Google Pixel
Imagens mostram possível funcionalidade para personalização de papel de parede, relógio e estilo.
Mesmo após o lançamento de sua sexta, e talvez última, versão Beta, o novo sistema operacional do Google pode trazer novidades. Algumas imagens do Android Q mostram configurações de personalização do visual no Google Pixel.
Na verdade, o primeiro sinal de uma funcionalidade nesse caminho apareceu ainda na segunda versão de testes do Android Q, com o nome Pixel Themes.
Agora, imagens mais recentes mostram a aba Personalize seu Pixel (“Customize your Pixel”, em inglês). A descrição da aba diz que é possível personalizar “estilo, papel de parede, relógios e mais”. A opção fica dentro do possível menu de Configurações.
Maior liberdade na organização dos ícones de aplicativos e outros recursos de personalização sempre foram um diferencial do sistema operacional do Google. Em contraste, o iOS, da Apple, sempre foi muito mais restrito nesse sentido.
Sendo assim, até faz sentido que a próxima versão ofereça mais opções de personalização e preferências.
Contudo, o Google ainda não se manifestou sobre uma central de personalização. É possível que a informação só seja confirmada com o lançamento do novo Google Pixel e do Android Q, no terceiro trimestre de 2019.
Mais novidades no Android Q
Algumas funcionalidades e ferramentas do Android Q já foram confirmadas. Uma certeza é que os sistemas de segurança e privacidade do usuário estão mais completos. O maior cuidado com os dados particulares e outras informações também é visto no iOS 13, o que mostra uma boa tendência no mercado.
Mais uma boa notícia é que o Modo Noturno deve chegar como padrão do sistema. Assim, a tela mais escura poderá ser aplicada em todos os apps nativos, além de alguns softwares de terceiros compatíveis.
A navegação por gestos também foi uma das principais ferramentas trabalhadas no Android Q, e deve chegar bem desenvolvida ao público.
Sem esquecer da otimização do que já foi visto no Android 9 Pie, como o aprendizado de hábitos do usuário e recursos para melhor aproveitamento energético.