Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Comparativos

Android 10 vs iOS 13: conheça as novidades dos sistemas operacionais

Modo escuro e atualizações relacionadas à privacidade são pontos em comum nos dois sistemas.

Dois dos sistemas operacionais mais usados do mundo recebem, no segundo semestre de 2019, novas versões. Androide 10 (Q) e iOS 13 contam com atualizações semelhantes, como modo escuro e melhorias na privacidade com relação ao acesso de aplicativos à localização do dispositivo.

Confira a seguir algumas das novidades anunciadas para o Android 10 e para o iOS 13 e descubra se, para você, é melhor ter um celular Android ou um iPhone.

Conheça a loja da Oi e encontre diversos modelos de celular Android e iPhone! Aproveite e ganhe descontos nos aparelhos ao contratar um plano de internet junto.

Modo noturno nativo no Android 10 e no iOS 13 é novidade

Diversos aplicativos já contam com a opção do chamado modo escuro. No entanto, a novidade é que o recurso chega de maneira nativa ao Android 10 e ao iOS 13.

A função muda as cores usadas na interface dos sistemas operacionais, deixando tudo em escala de cinza. Essa é uma maneira de melhor a visualização em ambientes com pouca luz ou à noite, por exemplo. Além disso, pode ajudar a economizar a bateria do celular.

No iOS 13, uma vantagem é que o modo escuro poderá ser configurado de acordo com o horário. Assim, o recurso é ativado automaticamente, de acordo com a preferência do usuário.

Para aumentar privacidade, uso da localização pode ser restringido

Uma das grandes vantagens do Android 10, anunciado pelo Google, é a possibilidade do usuário escolher quando os aplicativos poderão ter acesso à sua localização. Sabemos que muitas aplicações necessitam dessa informação para funcionar, como é o caso do Waze

No entanto, a atualização da privacidade no Android 10 vai permitir que o usuário escolha que o aplicativo só tenha acesso a essa informação quando o app estiver em uso.

Para o iOS 13, um recurso parecido também foi anunciado. Além disso, sistema operacional da Apple deve trazer proteções para conexões como Bluetooth e Wi-Fi.

Contudo, no caso do iOS 13, uma das maiores novidades é o recurso Sign in with Apple. Ele vai permitir a criação de um e-mail aleatório para fazer login em diversos sites. Assim, o usuário tem seus dados protegidos na internet e passa a receber menos mensagens de spam em sua caixa de entrada.

Mais recursos nos aplicativos de fotos

Outra novidade em comum no Android 10 e no iOS 13 é relacionada aos aplicativos de fotos. No sistema da Apple, por exemplo, a interface ganhou melhorias que facilitam a navegação.

Agora, é possível escolher visualizar a galeria por data e ainda criar filtros por evento. Imagens duplicadas serão removidas automaticamente. Além disso, mais opções de edição estão inclusas, como é caso de ajustes no contraste, na saturação e no brilho, sem falar na rotação de vídeos.

Funções semelhantes também estão presentes no Android 10. No sistema do Google, ainda será possível cortar os vídeos para adaptar para diferentes redes sociais como Instagram e Facebook. Outro recurso interessante é o que inclui legendas aos vídeos de maneira automática.

iOS 13 traz atualizações no Apple Maps

O aplicativo de mapas da marca da maçã, o Apple Maps, não é tão popular quanto o Google Maps, usado nos celulares Android. Contudo, atualizações trazidas no iOS 13 mostram que a Apple está disposta a correr atrás do prejuízo.

Na nova versão, há mudanças na interface e melhorias como a que permite acessar locais favoritos. Além disso, há um organizador de viagens nativo, o compartilhamento do trajeto com contatos e a visualização do mapa em 3D. 

As melhorias, no entanto, ainda não colocam o Apple Maps à frente do Google Maps. Isso porque o recurso do Google tem mais funcionalidades, como é o caso da realidade aumentada, de alertas de acidentes, radares e tráfego, além do recurso que mostra se o transporte público está cheio.

Teclado do iOS 13 também ganha função já conhecida do Android

Além dos mapas, o iOS 13 traz outra novidade já encontrada em celulares Android. Trata-se da digitação flutuante que, nos celulares da Apple, vai se chamar QuickPath.

O recurso consiste em deslizar o dedo entre as letras do teclado para formar palavras. Assim, fica mais fácil digitar com uma só mão, por exemplo.

A novidade no teclado do iOS 13 foi acompanhada de outras como a melhoria em elementos como a rolagem de documentos, o movimento do cursor e a seleção de palavras.