Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Android 10 perdeu recurso de reconhecimento facial do Smart Lock

Ferramenta estava disponível desde 2014, mas não apresentava alto nível de segurança.

Lançado em 2014, o Trusted Face permite o desbloqueio facial por meio do Smart Lock em smartphones Android. O recurso pode ser usado em aparelhos que não tenham reconhecimento facial de forma nativa. Entretanto, o Google removeu a ferramenta no novo sistema operacional Android 10.

Embora prática, o Trusted Face não era um dos sistemas de desbloqueio mais seguros. Para ter uma ideia, uma simples foto do usuário cadastrado podia permitir o acesso a área de trabalho do smartphone.

Ao considerar que o Android 10 tem foco total na segurança e privacidade das informações, faz sentido que esse seja o motivo da remoção da ferramenta na versão mais recente. 

Aliás, a mudança já foi vista antes, em uma versão Beta do sistema operacional. Em seu lugar, o Google estaria desenvolvendo formas mais seguras de desbloqueio.

Os melhores smartphones Android chegam na loja online da Claro com ofertas especiais! Acesse e compre o seu celular novo com desconto.

Recurso também saiu de smartphones com Android 9 Pie

Na verdade, o Smart Lock não é uma alternativa nativa do Android, mas parte do aplicativo Google Play Services, assim como o Trusted Places e o Trusted Voice. Sendo assim, uma simples atualização do app pode ser suficiente para acabar com a ferramenta.

Em alguns casos, nem foi preciso fazer a atualização do Android para perceber que o Trusted Faces foi descontinuado. Mesmo com Android 9 Pie ainda instalado, alguns smartphones já perderam acesso à ferramenta. 

Para conferir, acesse o aplicativo de Configurações e selecione a opção Segurança. Em seguida, clique na aba Smart Lock e verifique se a alternativa Trusted Face ainda está disponível.

Até agora, o Google não confirmou se a ausência do reconhecimento facial do Smart Lock é uma medida definitiva. Existe a possibilidade de que a empresa volte a oferecer uma versão aprimorada da ferramenta em atualizações futuras.

Encontre os melhores smartphones Android na loja online da Oi e aproveite as promoções de planos e aparelhos.