Android 10 perdeu recurso de reconhecimento facial do Smart Lock
Ferramenta estava disponível desde 2014, mas não apresentava alto nível de segurança.
Lançado em 2014, o Trusted Face permite o desbloqueio facial por meio do Smart Lock em smartphones Android. O recurso pode ser usado em aparelhos que não tenham reconhecimento facial de forma nativa. Entretanto, o Google removeu a ferramenta no novo sistema operacional Android 10.
Embora prática, o Trusted Face não era um dos sistemas de desbloqueio mais seguros. Para ter uma ideia, uma simples foto do usuário cadastrado podia permitir o acesso a área de trabalho do smartphone.
Ao considerar que o Android 10 tem foco total na segurança e privacidade das informações, faz sentido que esse seja o motivo da remoção da ferramenta na versão mais recente.
Aliás, a mudança já foi vista antes, em uma versão Beta do sistema operacional. Em seu lugar, o Google estaria desenvolvendo formas mais seguras de desbloqueio.
Recurso também saiu de smartphones com Android 9 Pie
Na verdade, o Smart Lock não é uma alternativa nativa do Android, mas parte do aplicativo Google Play Services, assim como o Trusted Places e o Trusted Voice. Sendo assim, uma simples atualização do app pode ser suficiente para acabar com a ferramenta.
Em alguns casos, nem foi preciso fazer a atualização do Android para perceber que o Trusted Faces foi descontinuado. Mesmo com Android 9 Pie ainda instalado, alguns smartphones já perderam acesso à ferramenta.
Para conferir, acesse o aplicativo de Configurações e selecione a opção Segurança. Em seguida, clique na aba Smart Lock e verifique se a alternativa Trusted Face ainda está disponível.
Até agora, o Google não confirmou se a ausência do reconhecimento facial do Smart Lock é uma medida definitiva. Existe a possibilidade de que a empresa volte a oferecer uma versão aprimorada da ferramenta em atualizações futuras.