Android 10: confira o que muda no novo sistema operacional do Google
Modo escuro, Smart Replay e Modo Foco são alguns dos recursos do Android 10
Na última terça, dia 3 de setembro, o Google iniciou a liberação da versão final do Android 10, atualização que chega para substituir o Android 9.0 (Pie), nos smartphones que forem compatíveis. Por enquanto, o download está disponível para usuários do Google Pixel e deve chegar nos próximos meses para dispositivos de outras marcas, como Samsung, Motorola, Xiaomi e Huawei.
O novo sistema vai trazer quase 50 novos recursos e melhorias focadas em privacidade e segurança, modo escuro, emojis com inclusão de gênero, uma nova função multitarefa chamada Bubbles, entre outros.
Confira a seguir mais detalhes sobre o Android 10!
Modo escuro
O modo escuro, aquele que deixa a interface baseada nas cores preto e cinza, é um dos recursos mais aguardados do Android 10. Esse modo é muito útil em ambientes escuros ou durante a noite, já que evita o cansaço visual. Vale dizer, ainda, que a tela menos luminosa poupa bateria e em displays com tecnologia OLED ajuda a economizar energia.
Ainda mais privacidade e segurança
Privacidade e segurança serão destaque no sistema, segundo o Google. O usuário poderá bloquear o acesso de aplicativos que estão em segundo plano à localização do dispositivo, selecionar quais aplicativos que não estiverem sendo utilizados que poderão visualizar informações do GPS, entre outros.
Outras funções
O Android 10 também terá a função multitarefa Bubbles, que permite que o usuário utilize dois aplicativos ao mesmo tempo e que é tendência em smartphones com telas dobráveis.
Outro recurso bastante interessante é o Live Caption, que gera legendas de forma automática de vídeo ou áudio executado no smartphone e não precisa de conexão com a internet, sendo muito útil para pessoas com qualquer tipo de deficiência auditiva.
Além disso, os recursos “Modo Foco”, que desativa os aplicativos que causam distração, e o “Smart Replay”, que sugere algumas respostas comuns sempre que o usuário receber mensagens de aplicativos com a função, também estarão disponíveis no Android 10.
Para terminar, suporte nativo para a internet móvel 5G e o modo de controle parental, que ajuda aos pais e responsáveis no controle dos conteúdos para as crianças.