Android 10 aposta em recursos de segurança e privacidade mais avançados
Um dos recursos permite maior controle no acesso aos dados por parte dos aplicativos
O lançamento do Android 10 está sendo muito aguardado e, provavelmente, o anúncio deve acontecer nas próximas semanas. O sistema vai contar com recursos mais avançados quando se trata da segurança e privacidade dos usuários.
Como o sistema Android é utilizado por mais de 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo, a questão da segurança e da privacidade precisa ser cada vez mais aprimorada.
Veja a seguir alguns recursos de segurança e privacidade que vão estar presentes no tão aguardado Android 10!
Maior controle no acesso aos dados por parte dos apps
No Android 10, os atalhos para a configuração de “Privacidade” e “Local” estarão localizados no mesmo menu. Com isso, o usuário poderá optar, de forma fácil, que aplicativos, mesmo os que estão em segundo plano, peçam permissão para acessar áreas específicas do aparelho. O sistema de localização também terá que pedir permissão para acessar o GPS, caso esteja sendo utilizado em segundo plano.
Identificadores imutáveis
No Android 10 também será introduzido uma limitação para que os aplicativos acessem os identificadores imutáveis do aparelho, como o número de série, por exemplo. O objetivo dessa limitação é a diminuição do rastreamento dos usuários e, consequentemente, o impedimento da segmentação de anúncios.
Criptografia
Outro recurso que será implementado no Android 10 é a criptografia de arquivos e da Web. O resultado será mais segurança, eficiência e rapidez no tráfego de dados. Através da criptografia de disco baseada em arquivo será possível identificar quando um usuário está acessando os arquivos, sejam eles pessoais ou de trabalho.