Anatel vai fiscalizar cobrança indevida de 4G pelas operadoras
Também serão tomadas medidas em relação às ligações em excesso de venda de produtos e serviços.
No início do ano a Anatel publicou o Plano de Gestão Tático para 2020, com as medidas que devem ser aplicadas visando a melhoria das telecomunicações brasileiras. Vale destacar, que uma dessas medidas, e das mais interessantes, é a fiscalização da cobrança indevida de 4G.
Até 2019, a Anatel coletava os protocolos das reclamações e verificava o que ocorreu de fato, ressarcindo os clientes caso fosse necessário. Depois disso, a instrução era que o 4G fosse desativado nos celulares e os clientes tinham que alternar o tipo de rede a ser utilizada em seus smartphones para ter acesso ao 4G.
Porém, em 2020, segundo a Anatel, a fiscalização da venda do 4G vai ser mais intensa. Além disso, também haverá uma fiscalização da venda e utilização de aparelhos não certificados e não homologados.
Navegue ilimitado pelo WhatsApp por apenas R$ 49,99 por mês com o Plano Controle de 4GB da Claro!
Ligações abusivas também serão fiscalizadas pela Anatel
Vale citar, ainda, que uma das medidas que a Anatel vai tomar em 2020 é a fiscalização sobre ligações abusivas de venda de serviços e produtos. Até 2019, a Anatel aplicou uma multa nas operadoras que realizaram o excesso de ligações, mas agora, ao que tudo indica, a regulação será feita incentivando que as operadoras corrijam esse problema em relação ao consumidor.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!