icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Anatel Consumidor: como abrir uma reclamação na Anatel

Saiba como usar o aplicativo da Anatel para registrar ocorrências contra operadoras de telecomunicações.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um aplicativo chamado Anatel Consumidor. Nele, é possível abrir uma reclamação, pedir informação é até mesmo fazer uma denúncia contra operadoras de telefonia móvel ou fixa, e ainda banda larga em todo o Brasil.

Além dessa funcionalidade, o app permite acompanhar a reclamação e até mesmo avaliar a resposta e o tratamento da sua solicitação por parte das operadoras.

Essa é uma alternativa interessante, tendo em vista que as operadoras são obrigadas a responder os usuários, segundo regras da Anatel, que regula o setor. Isso porque as empresas lançam mão do uso de outras ferramentas úteis para o consumidor, como o Reclame Aqui.

Para acessar o Anatel Consumidor, é necessário baixar o app em celulares Android ou iOS e criar um cadastro. O login é feito através de CPF e senha.

Depois de registrar sua ocorrência, a operadora tem o prazo de 10 dias corridos para responder. Confira a seguir o passo a passo para abrir uma reclamação pelo Anatel Consumidor.

Pensando em trocar seu plano de celular? Compare os benefícios e preços das operadoras e peça a portabilidade agora mesmo!

Passo a passo para abrir reclamação no Anatel Consumidor

Depois de ter baixo o app e feito seu cadastro, é a hora de fazer o login. Logo na primeira tela, você verá a opção “Registrar Solicitação”. Toque nesse botão para ir para a tela seguinte, com as seguintes opções: “Reclamação”, “Pedido de Informação”, “Sugestão” e “Denúncia”.

Se o que você quer é abrir uma reclamação no Anatel Consumidor, escolha a primeira opção. Em seguida, selecione a operadora que deverá responder à sua solicitação.

Escolha o tipo de serviço como “Banda Larga Fixa”, “Celular Pós-Pago“, “Celular Pré-Pago” ou “Telefone Fixo”, por exemplo.

Depois, escolha um assunto para a sua reclamação e conte sobre o ocorrido. Você precisará ainda fornecer alguns dados como nome, telefone e endereço.

Quando finalizar a solicitação, será exibido um número de protocolo pelo qual você poderá acompanhar sua reclamação no Anatel Consumidor.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top