icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

Anatel autoriza compra da Nextel pela Claro

Aquisição também já passou pela aprovação do Cade.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, publicou a autorização de compra da Nextel pela operadora Claro no último dia 30 de setembro. A partir de agora, a Claro tem até seis meses para concluir o processo.

Com valor estimado em R$ 3,4 bilhões, a transação já havia recebido aprovação do Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Um conselho deliberativo aprovou, de forma unânime, parecer do relator do processo, Emmanoel Campelo. Segundo as análises, a fusão das empresas não terá influência na posição da Claro nos mercados de Rio de Janeiro e São Paulo, locais que concentram os clientes da Nextel.

Na verdade, a aquisição da Nextel foi considera da benéfica do ponto de vista competitivo. Com a compra, a Claro fortalece a segunda posição, com cerca de 26% do mercado. A liderança folgada segue com a

Vivo, com 31,9% do segmento. Na terceira posição, a TIM aparece com uma fatia de 24,4% do mercado. 

Assine já o seu plano Claro Controle com WhatsApp e Redes Sociais ilimitados!

Exigências para a compra da Nextel

Após aprovação da Anatel, a Claro precisa atender às exigências apresentadas pela agência reguladora. 

Uma delas prevê que as operadoras têm seis meses para se adequar ao espectro de telecomunicações. Com a fusão, a Claro passaria do limite de 35% em faixas de frequência abaixo de 1 GHz. No mesmo prazo, as empresas devem eliminar a sobreposição de outorgas na prestação de Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Em até 18 meses, a Claro também vai precisar devolver um dos dois números de operação de DDD, o atual código da Embratel (21) ou o código da Nextel (99).

A Claro é uma das empresas da América Movil, assim como a Net (agora Claro NET), Embratel e, com a aquisição, a Nextel. Com a compra, a empresa ganha cerca de 3,3 milhões de clientes pós-pagos.

voltar para o top