Anatel anuncia novas informações sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil
Faixas de frequência que vão fazer parte do leilão já foram definidas.
Embora ainda distante, a chegada da internet 5G começa a tomar forma no Brasil. A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, deu mais informações sobre o leilão que vai marcar o início da tecnologia no Brasil.
Serão leiloadas quatro faixas de frequência, como são chamados os canais de navegação e transmissão dos dados. Segundo a agência, o leilão deve acontecer até março de 2020, mas os valores ainda não foram definidos.
Em um primeiro momento, o modelo de concessão vai passar por uma consulta pública, para depois ser analisado pelo conselho da Anatel e, então, ser ou não aprovado. Ou seja, o processo não vai ser curto. Mas, pelo menos, temos cada vez mais certeza de que a internet 5 G e suas vantagens vão chegar por aqui.
Alguns estudos mostram que a tecnologia vai ser um grande passo na chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Muito mais do que uma conexão de celular rápida, a internet 5G poderá ser aplicada em projetos de mobilidade urbana, no campo da saúde, engenharia e em outras áreas diversas.
Faixas de frequência da internet 5G
As informações divulgadas pela anatel confirmam que serão quatro faixas de frequência usadas pela internet 5G. Serão elas: 700 Mhz, 2,3 MHx, 3,5 MHz e 26 GHz.
As três primeiras já eram esperadas, e vão ter diferentes lotes disponíveis. A faixa principal será a de 3,5 GHz, com um total de 200 MHz leiloados. Já a faixa de 2,5 GHz vai ter 100 MHz leiloados, enquanto a de 700 MHz vai ter duas faixas de 10 MHz disponíveis.
A novidade, além da definição dos lotes, foi a confirmação do uso da frequência de 26 GHz, que se encaixa nas chamadas “ondas milimétricas” (mmWave). Essa frequência promete alcançar o melhor da internet 5G, com taxa de latência mínima e velocidade de download muito mais rápida. Essas são características essenciais para atividades que exigem alta capacidade em transferência de dados. Sendo assim, é essa faixa que deve ser aplicada nessas possibilidades mais complexas que devem chegar com a internet 5G.