Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Apps

A tela do celular apaga em chamadas e áudios do WhatsApp? Saiba o que pode ser e como resolver

Falha pode ser causada pelo sensor de proximidade do aparelho.

Durante a reprodução de um áudio no WhatsApp, a tela apaga e a mensagem é interrompida. É bem provável que muita gente já tenha passado por essa situação. Isso acontece por conta do sensor de proximidade dos smartphones. 

O componente está presente em praticamente todos os modelos atuais. Sua função é desativar a tela durante chamadas telefônicas, para evitar toques acidentais com o rosto. 

No WhatsApp, e em outros aplicativos do tipo, o sensor também é usado para reconhecer que aquele áudio não deve ser reproduzido pelo alto-falante. Dessa forma, é só aproximar o smartphone do rosto para ouvir a mensagem de forma particular. 

Ele também entra em ação durante as chamadas de voz realizadas pelo aplicativo, com aquele mesmo objetivo de evitar toques acidentais na tela.

Contudo, algumas interferências podem fazer com que o sensor seja ativado em outras situações. Por exemplo, enquanto você escuta um áudio recebido no WhatsApp.

 

Conheça os planos Vivo Controle com WhatsApp ilimitado, para você conversar no aplicativo sem se preocupar em gastar internet!

Como evitar que a tela apague durante a reprodução de áudios no WhatsApp

O sensor de proximidade costuma ficar localizado perto das câmeras frontais dos smartphones. Só que ele foi construído para detectar a aproximação de qualquer objeto, por meio de um emissor infravermelho, e não apenas de um rosto. 

Sendo assim, qualquer interferência pode ativar esse sensor, desde o dedo que passou por acidente por ali até uma partícula de poeira.

Então, quando a tela apagar sem que você aproxime o smartphone do rosto, vale verificar se não há nada no caminho do sensor de proximidade. 

Por exemplo, pode ser que a capa ou película que você utiliza esteja cobrindo o sensor. Ou então  uma partícula de poeira ficou presa nessa região, ou mesmo marcas de dedo. Tudo isso pode fazer com que o smartphone identifique que é hora de apagar a tela, mesmo durante a reprodução dos seus áudios. Na maior parte das vezes, uma limpeza simples vai resolver o problema.

Entretanto, se essa situação ficar muito frequente, e você perceber que não há nada no caminho do sensor, o mais indicado é procurar a assistência técnica autorizada do seu smartphone.

 

Na Oi você também encontra diversas opções de planos com WhatsApp liberado. Escolha o melhor para o seu dia a dia.