Curiosidades

A Loja Online guarda os dados do meu cartão de crédito?

Saiba como comprar pela internet sem comprometer a segurança do seu cartão de crédito

Comprar pela internet é uma ótima opção para quem preza pela praticidade. Afinal, é só entrar no site da loja e comprar o que você procura e aguardar a entrega do produto na sua casa. Sem filas, lojas cheias ou estacionamento de shopping lotado.

Mas ainda tem quem não se sinta seguro ao realizar esse tipo de transação. Afinal, na maior parte das vezes, o pagamento é realizado através do cartão de crédito. Então fica aquele receio dos seus dados não ficarem seguros após uma compra online, certo?

Bem, para evitar problemas, algumas precauções nas compras pela internet são importantes. Em primeiro lugar, certifique-se de fazer compras online em sites com sistemas eficientes de segurança. Uma boa dica é observar o início da URL, aquele endereço que fica na barra do navegador de internet. Se o endereço começar com https://, é porque aquele site está protegido.

 

Os dados do meu cartão de crédito ficam armazenados na loja online?

 

Por questões de segurança, as lojas online não devem armazenar os dados do cartão de crédito utilizado em uma compra pela internet. Porém, não é possível garantir que nenhuma loja online tenha essa prática. Por isso, vale a pena ler os termos de contrato antes de efetuar a compra. Caso você perceba que seus dados foram armazenados, é melhor entrar em contato com a loja ou com o órgão de proteção ao consumidor.

Nenhuma loja, banco ou outro serviço confiável vai te pedir informações de senha por e-mail, telefone, chat online ou rede social. Os formulários de pagamento contam com campos específicos para esses dados, inclusive data de validade e código de segurança do cartão de crédito. Só digite essas informações nos campos apropriados.

Outro ponto de atenção é a sua senha de acesso ao cadastro da própria loja ou site. Para fazer uma compra online, é preciso fazer um cadastro com a criação de um login e senha. Nessa etapa, o formulário pode te pedir informações básicas, como nome completo, e-mail e até o CEP do endereço de entrega, por exemplo.

Os dados de pagamento não devem fazer parte do cadastro em uma loja online. Essas informações só podem ser solicitadas na etapa da finalização da compra.

Além disso, as lojas também não podem informar a sua senha verdadeira, nem mesmo no e-mail cadastrado. Caso você esqueça a senha da loja, solicite a recuperação da senha e aguarde a resposta no e-mail informado. O correto é que a loja envie um link para a criação de uma nova senha.

 

Evite conexões públicas de internet

 

Outro cuidado importante é não utilizar redes de conexões públicas para realizar compras online, já que essas redes podem deixar seus dados mais vulneráveis.

De preferência, realize compras online em redes privadas, como a internet da sua casa ou mesmo a rede 3G ou 4G de seu plano de celular.

Evite, também, o uso de computadores compartilhados. Se não tiver como acessar um computador, smartphone ou outro dispositivo de uso particular, faça uso da janela anônima do navegador de internet, que não armazena informações em cache, por exemplo.

Falando nisso, aqui vai uma dica que vale até para o seu computador de uso pessoal. Caso você costume realizar compras online, desative a opção de preenchimento automático do navegador de internet. Essa ferramenta é usada para facilitar o preenchimento de campos de formulários, que completam a informação após os primeiros números ou letras digitados.

Nessa situação, as informações ficam armazenadas no próprio computador, e não nas lojas ou sites acessados. Mas, como qualquer equipamento de informática, o notebook ou PC pode ser “invadido” por vírus, como programas que copiam suas informações.