Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Android

9 curiosidades dos smartphones Android

Descubra o que seu Android é capaz de fazer e você nem sabia!

O Android é o sistema operacional móvel do Google baseado no kernel do Linux. Em 2013, o Android possuía a maior percentagem das vendas mundiais de Sistemas Operacionais móveis. 

O sistema é capaz de fazer coisas incríveis e bem variadas que muitos usuários sequer imaginam. Pensando nisso, fizemos uma lista de algumas destas funções que são bastante práticas e úteis. Confira a seguir.

 

Compre já seu novo smartphone Android na loja online da Claro com os melhores descontos do mercado!

 

Desbloqueio através do rosto

Com o aparelho Android é possível fazer desbloqueio através de reconhecimento facial. Em “Configurações”, clique na opção de “Segurança” e, em seguida, “Desbloqueio de Tela”. Nessa aba você encontra a opção de “Desbloqueio facial”.

Se quiser aumentar a proteção do seu aparelho, você também pode definir um código PIN e ainda tirar múltiplas fotos em diversos ambientes para aprimorar o reconhecimento de seu rosto. Além disso, para evitar que usem uma foto pra desbloquear o smartphone, é possível ativar a verificação de presença.

Compartilhamento por aproximação

O Sistema Operacional tem outra funcionalidade bastante interessante, é o Android Beam. Aparelhos com a tecnologia NFC podem transferir aplicativos, contatos, fotos e músicas pela simples aproximação das partes traseiras dos mesmos. Também é possível compartilhar dados específicos de alguns aplicativos.

O Shazam, por exemplo, permite compartilhar sons descobertos pelo app. Já o Foursquare, permite compartilhar seus locais favoritos.

Para saber se seu celular suporta a tecnologia NFC vá até “Configurações” e acesse a opção “Mais”. Caso o aparelho seja compatível, você verá a opção NFC para marcar e, logo abaixo, o nome Android Beam. Em aparelhos Samsung, vá até “Configurações”, encontre a opção “Conexões” e ative o “S Beam”.

Digitar arrastando o dedo

Para digitar textos através da movimentação do dedo pela tela do dispositivo, basta arrastar o dedo pelas letras que compõem a palavra que deseja inserir. O dicionário do teclado tentará adivinhar a palavra, mostrando o que você precisa ou dando sugestões caso a que você queira não tenha aparecido na tela.

Captura de tela

Capturar a tela no Android é tarefa bastante simples. Pressione o botão de volume pra baixo e, ao mesmo tempo, aperte o botão de desligar/ligar do smartphone. Em alguns celulares da Samsung, o botão “Home” também precisa ser pressionado.

Transforme vídeos e fotos em um filme

Com a versão 4.3 ou superior do Android, você pode criar curta-metragens usando fotos e vídeos presentes no aparelho. No entanto, é necessário ativar o backup automático através do aplicativo do Google+ com antecedência.

Na pasta privada criada em seu perfil, vá até o topo da seção “Fotos”, clique no ícone de câmera e selecione as fotos e vídeos que farão parte do curta. A opção permite aplicar efeitos e trilha sonora.

Acesse abas abertas em outros dispositivos

Com o Android é possível acessar abas abertas em outros aparelhos e no computador enquanto você estiver logado na sua conta do Google no Chrome. Basta clicar em “Outros Dispositivos” no menu do navegador móvel.

Existe também a opção de clicar na pasta, no canto inferior direito da tela, “Nova Aba”. Depois de instalar o complemento “Chrome to Mobile”, ele envia uma versão offline da página que você está vendo no computador para o Android.

Roteador Wi-Fi de bolso

Com essa opção é possível montar uma rede sem fio usando o smartphone Android. Através da função de hotspot Wi-Fi, na aba de configurações do aparelho a opção “Tethering e acesso portátil”.

Em aparelhos Samsung, a funcionalidade pode estar disponível em “Wireless e redes”, na opção “Mais” ou em “Mais Redes”. Na aba é possível configurar nome da rede e criptografia. É importante estar ciente de que o plano de dados será consumido ao usar esse recurso.

Mantenha o aparelho acordado 

Nessa opção é possível manter o aparelho disponível enquanto você olha pra ele. A opção é exclusiva de aparelhos Samsung. Para isso, ative o “Smart Stay” em “Configurações” e “Tela” ou em “Configurações” e, em seguida, “Smart Screen”.

Informações de contato na tela de bloqueio

Para acionar a funcionalidade, vá até “Configurações”, “Segurança” e, em seguida, “Info. do proprietário”. Depois é só informar o que deseja mostrar na tela de bloqueio do aparelho.

 

Encontre os melhores preços de smartphones Android na loja online da Oi!