Office 365

8 funções do Word que vão facilitar o seu trabalho

Veja algumas dicas bem úteis para quem trabalha sempre com o Word.

O Word, editor de textos da Microsoft, dispensa apresentações. Afinal, o software é um dos programas mais usados do famoso pacote Office, tanto em computadores domésticos, quanto em profissionais.

Embora muita gente conheça suas principais funções e ferramentas, o Word ainda guarda algumas surpresas. São recursos que podem deixar o seu trabalho muito mais prático do dia a dia.

Sempre bom lembrar, o Word é um dos programas que fazem parte do Office 365, assim como o Excel, o PowerPoint e o Skype. A empresa oferece assinaturas para computadores pessoais ou em empresas, que incluem softwares específicos, como o Microsoft Teams.

De fácil instalação, o Office 365 tem vantagens como atualizações constantes e tutoriais para melhor aproveitamento dos programas.

 

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Conheça 8 funções do Word que vão facilitar o seu trabalho:

 

Trabalhe com a tela limpa

Nem sempre é fácil manter a concentração ao redigir um texto ou relatório. Para quem prefere trabalhar com menos elementos visuais na tela, a dica é ocultar o menu de ferramentas do Word. Para isso, tecle o atalho Ctrl + F1. Já para a revisão, selecione o Modo de Leitura na área Exibição do menu.

 

Monte gráficos e tabelas no Word

Embora o Excel seja mais lembrado para a criação de tabelas, o recurso também está disponível no Word. Para começar, no menu principal siga o caminho: Inserir – Objeto – Gráfico do Microsoft Graphs. Confirme com OK. Após a criação do gráfico, você^pode alterar as informações manualmente quando necessário.

 

Crie fórmulas no Word

Mais uma função que sempre é relacionada ao Excel é a criação de fórmulas. Contudo, essa ferramenta também está disponível no Word. Mais uma vez, clique em Inserir e selecione as opções Equação e, em seguida, Inserir nova equação.

 

Organize seus rascunhos

A melhor maneira de começar a escrever um texto é organizar as ideias. Muitas vezes, fazer um rascunho com os pontos principais a serem abordados ajuda bastante na redação. No Word, você pode criar os tópicos no próprio documento e, depois, desenvolver cada ponto e editar os títulos, se necessário. No menu inicial, clique em Exibição e, em seguida, Estrutura de tópicos.

 

Economize tempo do “copiar e colar”

É normal que seja preciso copiar trechos de outros documentos para inserir no texto. Mas a Área de transferência do Word permite que você salve até 24 trechos diferentes. Mantenha essa janela aberta e, tudo o que for copiado com o atalho “Ctrl + C” será automaticamente salvo na ferramenta.

 

Traduza trechos do documento sem sair do Word

Desde a versão 2013, é possível traduzir textos diretamente no Word. A ferramenta fica localizada na área Revisão no menu superior. Você pode selecionar a tradução de todo o documento ou de trechos selecionados.

 

Evite erros ortográficos e de digitação

É normal que alguns erros ocorram na redação de um texto. Contudo, a revisão automática do Word evita que você envie documentos com erros de digitação ou ortografia. Você pode personalizar os termos de correção na ferramenta Opções de autocorreção, na área Revisão de Texto.

 

Veja sugestões de sinônimos

Não consegue encontrar a palavra certa que você quer? O Word pode te ajudar! Escreva uma palavra com o mesmo significado, selecione e clique com o botão direito do mouse. No menu suspenso exibido, clique em Sinônimos. Algumas ideias de termos semelhantes serão apresentados.