Office 365

8 dicas para utilizar melhor o PowerPoint

Veja algumas dicas simples para aproveitar os recursos do PowerPoint e montar apresentações profissionais.

O PowerPoint é um dos programas mais conhecidos da Microsoft. Muito usado em ambientes profissionais, o software conta com ferramentas e recursos para edição e apresentação de slides. Contudo, já se foi o tempo em que isso se resumia a colar imagens e textos sem muitos elementos visuais extras. Atualmente, o programa conta com diferentes recursos que ajudam a deixar as apresentações bem mais atrativas.

 

Vale lembrar que o PowerPoint é um dos programas que fazem parte do Office 365, assinatura da Microsoft que oferece acesso aos vários programas da empresa. Além do PowerPoint, também fazem parte do pacote os famosos Word e Excel, inclusive nos planos para uso pessoal.

 

Já os planos do Office 365 para empresas também contam com softwares que ajudam na organização e comunicação entre a equipe, como o Microsoft Teams.

 

Voltando ao PowerPoint, não é difícil montar uma apresentação mais rica. Contudo, é importante conhecer algumas das possibilidades do software.

 

Fique por dentro das novidades do Office 365 e de outros softwares da Microsoft.

 

Veja algumas dicas para utilizar melhor o PowerPoint:

 

1.Use o Designer do PowerPoint

 

Com a ferramenta Designer do PowerPoint, você só precisa inserir as ideias e elementos visuais e de texto no slide. Enquanto isso, o próprio programa trabalha em segundo plano na criação de um layout. Depois, você pode realizar alterações de acordo com a sua preferência.

 

2.Escolha um template do PowerPoint

 

Outra alternativa é escolher um dos templates já pré-definidos do PowerPoint, e inserir os blocos de texto e imagens selecionados para a apresentação.

 

3.Monte um Slide Mestre

 

Seja com uma criação desde o início ou com o uso desses templates ou layouts das ferramentas, você pode definir um Slide Mestre para sua apresentação. Esse quadro vai servir como guia para todos os slides do arquivo, com definição de cores, fontes, segundo plano, marca d’água, elementos gráficos e outros detalhes. Ao aplicar alguma alteração no Slide Mestre, todos os quadros serão alterados automaticamente.

 

4.Salve seu próprio template

 

Caso você não queria utilizar nenhum dos modelos disponíveis no PowerPoint, pode criar o seu próprio template para ser usado em trabalhos futuros. Para isso, monte o quadro como você achar melhor e, na hora de salvar, clique em Salvar Como e Modelo do PowerPoint.

 

Conheça todos os programas e produtos para empresas da Microsoft!

 

5.Insira um vídeo do Youtube na sua apresentação

 

Uma apresentação de slides deve priorizar o uso de elementos visuais. Logo, nada mais justo do que a inclusão de um vídeo em sua apresentação. Para incluir um vídeo do Youtube, clique em Inserir, escolha a opção Vídeo e, em seguida Vídeo online. Então, cole a URL do vídeo escolhido na janela indicada e confirme.

 

6.Escolha uma trilha sonora para a apresentação

 

Da mesma forma, você também pode selecionar um arquivo de áudio para acompanhar a apresentação. Contudo, é preciso que o áudio esteja salvo no computador, nos formatos .MP3 e .MP4. No menu principal, selecione a opção Inserir e, em seguida, Inserir Áudio. Depois, escolha Áudio em meu PC, selecione o arquivo e clique em Inserir. De volta à página inicial, clique em Reproduzir ferramentas de áudio e, em seguida, Executar em segundo plano.

 

7.Monte slides com orientação Retrato ou Paisagem

 

Muita gente não sabe, mas você pode mudar a orientação dos slides de Paisagem (padrão do programa) para Retrato. Para isso, clique na aba Design, selecione Tamanho do slide e, em seguida, Tamanho do slide personalizado. Clique em orientação e escolha o formato escolhido. Porém, vale notar que essa seleção será aplicada em todos os quadros da apresentação.

 

8.Salve sua apresentação como Vídeo

 

Seja para uso futuro ou para divulgação, você pode salvar a sua apresentação do PowerPoint como um vídeo. Após salvar o arquivo original, clique novamente em Arquivo, Exportar e Criar um vídeo. Não deixe de selecionar as características do vídeo salvo, como resolução de tipo de arquivo.